Luitgarde Oliveira em noite de Revelações

.
Professora Luitgarde Oliveira

Na noite da última sexta-feira, dia 12, estivemos eu, Aderbal Nogueira e Felipe Caxeta tendo a oportunidade de participar de uma das mais reveladoras entrevistas já concedidas pela renomada pesquisadora e escritora, professora da UFRJ, Luitgarde de Oliveira. Eram quase oito da noite quando chegamos ao Ponta Mar Hotel em Fortaleza, depois de definirmos um local mais apropriado para as tomadas das imagens e da entrevista, tivemos o privilégio de por mais de tres horas conversar com Luitgarde sobre temas palpitantes e polêmicos da história recente de nosso nordeste. Em pauta: Lampião, Padre Cícero, Luiz Carlos Prestes, Setembrino de Carvalho, Goes Monteiro, Agamenom Magalhães, José Lucena, João Bezerra... para ficar só em alguns dos muitos personagens protagonistas desta grande saga que é história de nosso sertão.

 Revelações Importantes de Luitgarde

Felipe Caxeta

Aderbal e Adriano, mais um trabalho com o talento da Laser Vídeo

Luitgarde sem reflexos; estilo duro e forte na direção da construção da verdade histórica

Luitgarde, Felipe Caxeta e Manoel Severo

Luitgarde Oliveira, conhecida por sua natureza determinada e dedicação plena em tudo o que faz; autora de uma das mais completas obras sobre o cangaço; "A Derradeira Gesta", se mostrou inteira, sem rodeios, na inteireza de seu espetacular carater e talento, resultando em uma de suas mais marcantes e reveladoras entrevistas. O encontro faz parte do mais novo trabalho do documentarista Aderbal Nogueira, que não nos conta muito sobre o que está planejando, o fato é que a partir do que vivemos ao lado de Luitgarde na noite desta sexta-feira, e dando-se sua entrevista como o ponta pé inicial do novo documentário com a marca da Laser Vídeo, com certeza não perdemos por esperar.

Vem coisa muito boa por aí...

Gostaria de postar pelo menos uma pequena amostra de tudo o que ouvimos, discutimos, refletimos e sentimos, juntos; nesta noite que se prolongou depois em um agradável jantar. O reencontro com velhos amigos, como Luitgarde e Felipe Caxeta, e a energia que fluiu durante toda noite nos dão a certeza de um momento que guardaremos por muito tempo.

Manoel Severo
.

6 comentários:

Anônimo disse...

A Mestra Luitgarde.
Meu abraço, carinho e admiração.
Aos amigos aderbal, Felipe a equipe da Laser Vídeo, meus parabéns por mais este belíssimo trabalho. Com certeza é mais um ponto importante nas pesquisas do Cangaço.
Abraços a todo(a)s.
Kydelmir Dantas
Mossoró - RN.

Anônimo disse...

Severo, meu querido amigo, devo a esta extraordinária senhora o meu ingresso no mundo da historiografia do cangaço e de Lampião.

Amo esta senhora. Ela é minha mestra, o anjo bom que apareceu e iluminou a minha vida.

Foi a professora Luitigarde a responsável pela edição do livro "Lampião além da versão", aquele que tem em suas páginas as famosas e tão comentadas "Mentiras e mistérios de Angico".

Minha querida mestra e amiga, Deus lhe abençoe e o Padre Cícero segia os seus passos.

Caxeta, meu querido amigo, ainda estou vivo, entre em contato comigo.

Severo diga a Caxeta que este velho caipira até e-mail ele já tem. É este: alcino.alvess@gmal.com.

O Alves é com dois ss.

Abraços para Severo, Caxeta e para a minha querida mestra Luitigarde.

Alcino Alves Costa

Anônimo disse...

Sem dúvidas esse trabalho que vem por aí deve trazer novidades, já que temos nos últimos tempos só temos visto MAIS DO MESMO.
Abração ao Aderbal e parabens pela entrevista com a grande pesquisadora e escritora Luitgarde.

Mesquita Pinho
Natal RN

Anônimo disse...

CAROS AMIGOS DO CARIRI CANGAÇO CONCORDO COM O AMIGO, A DERRADEIRA GESTA É SEM DÚVIDA UM BÍBLIA DENTRO DA HISTORIOGRAFIA DO CANGAÇO, E LUITGARDE OLIVEIRA É UMA DAS MAIORES PESQUISADORAS DESSE BRASIL.
PARABENS PELO TRABALHO E ESPERAMOS A OBRA DO DOCUMENTÁRIO.

DARIO MONTEIRO

Unknown disse...

Meu caro Severo não faça isso com seus companheiros de batalha; trazer uma amostra dessas sem nos conceder o prazer de ouvir pelo menos um pouco da entrevista com a grande professora Luitgarde, isso não se faz. No fim, mas um período de espera, rsrsrsrs. Parabens ao pessoal do Aderbal Nogueira por mais esse trabalho.
Severo abração e saudações cangaceiras.

Assunção

Anônimo disse...

Querido Severo,

Ninguém pode imaginar o carinho que eu tenho por Luitigarde, por você e por toda a nossa gente que rasteja Lampião e o cangaço.

Abraços

Alcino "Caipira de Poço Redondo"