Sila... Mentira boba, não? Por:Aderbal Nogueira


Amigos, será que enganar-se ao identificar uma foto antiga, como Sila se enganou, é mentir? Acredito que muitos se enganaram. Meu amigo Candeeiro sequer se reconheceu em uma fotografia no bando. Eu mesmo, há pouco, estive no colégio onde estudei até os 17 anos de idade e quando vi a foto da turma que conviveu comigo durante todo esse tempo não consegui lembrar do nome e da fisionomia de metade dos amigos de colégio.

Esse é apenas um exemplo das muitas e muitas "mentiras" que dizem que Sila contou (mentira boba, não?). Não estou para defender Sila, nem nem ninguém, apenas considero uma injustiçada.  Fiquei besta no último Cariri Cangaço, quando falei o nome de Sila e muitos disseram: "Sila mentiu em tudo!" O interessante é que, se não me falha a memória cerca de cinco livros foram escritos sobre ela. Eu me pergunto: Porque escreveram e porque tanta gente leu, se a fama dela é de mentirosa?


Quando publicam um livro que só tem absurdos sobre o cangaço, eu não me dou o trabalho de comprá-lo, pois só vai fazer volume na minha minuscula biblioteca. Quando eu gravo um depoimento que não diz "coisa com  coisa", eu não uso em nenhum documentário feito por mim, e olhem que não foram poucos os depoimentos absurdos que gravei ao longo desses anos todos. Uso apenas os mais plausíveis.

Mas vamos discutir isso na nossa próxima reunião na Livraria Saraiva, do dia 6 de dezembro próximo. Ainda não pedi permissão ao Severo, ao Kiko, ao Ivanildo e ao Mendes, mas a partir das próximas reuniões, sempre que houver discussões técnicas pretendo gravar e exibir nos blogs, sites e redes sociais.

Abraços, Aderbal Nogueira

NOTA CARIRI CANGAÇO: Sila será a personagem principal do próximo encontro Cariri Cangaço-GECC , no espaço Raquel de Queiroz da Livraria Saraiva no Shopping Iguatemi de Fortaleza, na primeira terça-feira de Dezembro, às 19 horas; todos estão convidados.

2 comentários:

pedro luís disse...

CONCORDO COM O ADERBAL, NÃO HÁ COMO DESQUALIFICAR SILA, CHAMANDO-A DE MENTIROSA.

DEPOIMENTOS ORAIS ESTÃO SUJEITOS A INTERPRETAÇÕES DISTINTAS.

O PRÓPRIO DEPOENTE PODE EQUIVOCAR-SE, DA MESMA FORMA QUE O INTÉRPRETE.

MESMO DIANTE UMA PROVA TÉCNICA (PERICIAL), NÃO É POSSÍVEL DESCARTAR A INTERPRETAÇÃO DE SEU JULGADOR, QUE DIRÁ UMA DECLARAÇÃO SUBJETIVA...

Felipe Passos disse...

Caro Aderbal,

Deus queira que todos os amigos concordem com a gravação das discussões técnicas. Desse jeito, eu que estou geograficamente muito longe, poderia ter o prazer em estar próximo a todos vocês sempre que possível.

Grande abraço,

Felipe Passos
Macaé/RJ