Solenidade marca Instalacao da Academia Literária do Amplo Sertão – ALAS


O município de Nossa Senhora da Glória, promoveu na noite do ultimo dia 15 de novembro a solenidade de instalação da Academia Literária do Amplo Sertão – ALAS, que tem como lema principal “Sol omnibus nascitur” (O sol nasce para todos) e que tem como patrono o saudoso Alcino Alves Costa. O evento aconteceu na Escola Pe. Léon Grégoire.
A Academia Literária do Amplo Sertão - ALAS terá como campo principal de atuação 12 municípios do alto sertão sergipano e pretende desenvolver ações de incentivo e promoção da literatura, bem como de toda manifestação cultural e artística no território alano. Dentre os membros fundadores da ALAS temos companheiros dos municípios de Gararu, Poco Redondo, Monte Alegre de Sergipe, Canindé, Sao Miguel, Porto da Folha, Feira Nova, dentre outros.

Vasko Vasconcelos, Jose Bezerra Lima Irmao, Archimedes e Elane Marques
A Solenidade estiveram presentes José Anderson Nascimento, Presidente da Academia Sergipana de Letras; o Professor Jouberto Uchôa, Magnífico Reitor da UNIT; Domingos Pascoal, membro da Academia Sergipana de Letras; Francisco Nogueira (Chico do Correio), prefeito de Nossa Senhora da Glória; Benjamin Batista, Presidente da Academia de Cultura da Bahia; Eliane Quadros, professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Jorge Henrique Santos, Presidente da Academia Gloriense de Letras; João Paulo Araújo de Carvalho, Presidente da Academia Dorense de Letras; a poetisa Verônica Sales, da Academia Gloriense de Letras; Antônio Saracura, da Academia Itabaianense de Letras, o escritor Archimedes Marques e sua esposa, a também escritora Elane Lima Marques. 
Na oportunidade, foi lançada a antologia “Abrindo Alas”, uma coletânea de textos e poemas produzidos pelos membros da novel academia. Foram também lançados os livros “O Espelho da Felicidade”, de Leunira Batista, e “Lampião – a Raposa das Caatingas”, de José Bezerra Lima Irmão.
Manoel Severo - Cariri Cangaço 

2 comentários:

José Bezerra disse...

Dileto companheiro Manoel Severo e amigos do CARIRI CANGAÇO, foi de fato um evento memorável a instalação da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano. em Nossa Senhora da Glória (SE), cujo patrono é o nosso saudoso ALCINO COSTA, o Vaqueiro da História, o maior pesquisador do cangaço nas terras sergipanas. Na legenda da foto publicada nesse prestigioso blog do Seminário Cariri Cangaço faltou citar o nome do prof. Vasko Vasconcelos, o primeiro à esquerda. Vasko Vasconcelos, presidente do recém-fundado sodalício, é um notável estudioso do Latim e do Grego. É sem dúvida um dos maiores conhecedores da língua latina no Brasil.. Nessa foto aparecem, da esquerda para a direita, Vasko Vasconcelos, José Bezerra, Archimedes Marques e Elane Marques.

Anônimo disse...

Meu caro coestaduano MANOEL SEVERO, sou o mencionado Prof. Vasko Vasconcelos, natural de Santana do Acaraú (CE), presidente-fundador da ALAS - Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano, sediada na "Capital do Sertão", Nossa Senhora da Glória (SE).

Obrigado pela divulgação do nosso sodalício no seu prestigiado blog.

Aqui, estamos à sua disposição.