Cariri Cangaço: Marca Indelével Por:Wasterland Ferreira



O evento denominado Cariri Cangaço veio mesmo para deixar sua marca indelével! Sem dúvida que é a maior confraria já existente e que reúne os apaixonados do Nordeste inteiro e quiçá do Brasil em torno não somente da tão falada, estudada e propagada temática do cangaceirismo, mas também da história regional nordestina como um todo. Muito oportuno realizar esse evento que é de uma magnitude ímpar para todos nós pesquisadores/historiadores, ciosos e apaixonados pelo assunto aludido, na cidade de Alcino, que é Poço Redondo, porque dentre outras coisas foi ali que começou a contagem regressiva máxima para o fim daquele banditismo terrível, e isso com a destruição do cangaceiro Lampião e parte de sua sanguinária e temível e terrível quadrilha.

Infelizmente não poderei dessa vez participar (ainda não o pude), mas tenho uma viva e grande esperança de um dia vir a estar junto com todos os amigos que dedicam-se incansavelmente a divulgar, estudar, debater e valorizar o quê é inteiramente nosso! Nossas raízes! Nossa memória! Nossa riquíssima história e também Cultura deste grande e velho Nordeste! Meus parabéns a você, Manoel Severo e a todos que compõem essa maravilhosa confraria! Avante Cariri Cangaço, sempre e sempre.



Severo a quem tenho e considero e respeito já como um grande e querido amigo, eu já sinto como pertencente a esta família intitulada:Cariri Cangaço! Ainda não tive a honra de participar de nenhuma reunião ou evento, enfim, mas modéstia à parte; e sem nenhuma demonstração de soberba-- para que teria? --, e com bastante humildade e coração grato, nesses já 30 anos de estudos, pesquisas e dedicação mesmo ao tema tão nobre e aludido, sinto-me, repito, como já pertencente à esta confraria sendo talvez o menor dos integrantes mas exultante de felicidade em ter principalmente a tua amizade, e bem como à de tantos amigos que poderia citar aqui. 

Sinto-me envaidecido como pesquisador e enriquecido como ser humano! Um dia estarei com vocês, se Deus assim permitir-me, e creio que Ele o quer! Um Bravo a você, Severo!! Um Bravo ao Cariri Cangaço Poço Redondo 2018!!! Um Viva a memória do Grande Alcino!!!! Um Bravo e segue minha homenagem a Rangel Alves da Costa, nosso querido amigo!!!! Um grande abraço, Severo querido, e estamos sempre e inteiramente às ordens!

Wasterland Ferreira, pesquisador
Recife, Pernambuco

Nenhum comentário: