O Sertão em Festa:Noite de Abertura do Cariri Cangaço Poço Redondo 2018


A noite do último dia 14 de junho, quinta-feira, testemunhou a abertura da 21ª edição do Cariri Cangaço. Desta vez o município de Poço Redondo no sertão de Sergipe reuniu em sua Praça de Eventos; no centro da cidade; o maior público já visto em todas as realizações do Cariri Cangaço. Mais de mil pessoas participaram da grande abertura do evento que homenageou o Patrono do Cariri Cangaço, escritor Alcino Alves Costa, numa festa realmente contagiante onde mais uma vez a integração da nação nordestina foi a tônica principal.

Tendo como principal anfitrião o prefeito municipal Júnior Chagas, o município de Poço Redondo reuniu em seu principal espaço de eventos, as principais instituições culturais, estudantis e principalmente as famílias do lugar, realizando uma noite de abertura nunca antes vista para receber pesquisadores e historiadores de todo o Brasil que reverenciavam a capital do cangaço.

Manoel Severo e o prefeito de Poço Redondo, Júnior Chagas

A Arena Cariri Cangaço, montada na Praça de Eventos, contou com palco principal, um camarote lateral para autoridades e convidados e tendas para feira de livros, artesanato e comidas típicas. A noite de abertura teve como atrações iniciais a apresentação de inúmeros grupos folclóricos e quadrilhas juninas, como a Quadrilha da Escola Nossa Senhora da Conceição , numa demonstração do talento e dedicação dos filhos de Poço Redondo à cultura de raiz.

 
Um público recorde de mais de mil pessoas estiveram na Arena Cariri Cangaço em Poço Redondo na noite de abertura do evento...

A mesa solene contou com a presença do prefeito municipal Junior Chagas, do vice-prefeito Manoel da Farmácia, do deputado federal Pastor Jony Marcos, do curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa, do prefeito de Propriá, Iokanaan Santana, do presidente do Memorial Alcino Alves Costa, Rangel Alves da Costa, do presidente da Comissão Local, Manoel Belarmino, da representante do Conselho Consultivo Elane Marques, ex-Deputado Heleno Silva, Delegado do MDA Antonio Fernandes, Orlando Carvalho e do advogado Marcial Costa. No Camarote das autoridades as presenças marcantes de representantes de vários municípios da região; prefeitos ,vereadores e secretários de cultura e educação; como Porto da Folha, Nossa Senhora das Dores, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Itabaianinha e Carira dentre outros.

 Vice prefeito Manoel, prefeito Junior Chagas e Manoel Severo
 Mesa Solene de Abertura
 Orlando Carvalho, Manoel Belarmino, Rangel Costa, Manoel da Farmácia, 
Junior Chagas e Manoel Severo
Elane Marques, prefeito de Propriá Iokanann Santana, 
Deputado Federal Pastor Jony e Dr Marcial Costa
 Meninos e meninas do Coral Mirim do CRAS – Com a cantora Thaty Portella e Murilo do Acordeon – Cantaram o Hino de Poço Redondo 
o Hino Nacional Brasileiro

O primeiro momento solene da noite contou com a Apresentação do empreendimento Cariri Cangaço feita pelo poeta e escritor, ex-secretário de cultura de Propriá; também em Sergipe; Rossi Magne, que apresentou o conceito e a natureza do evento como também seus principais números, “o Cariri Cangaço chega a Sergipe em sua 21ª edição, são nove anos de realização, presente em cinco estados com  104 conferências, 61 Mesas de Debates, 87 Visitas Técnicas e 66 Lançamento de Livros, totalizando uma presença de mais de 47 mil pessoas em todas as suas edições ” Ao final Rossi Magne ressaltou a grande satisfação de Sergipe realizar a maior noite de abertura do Cariri Cangaço de todos os tempos.

Seguindo o cerimonial; capitaneado por Marlinda Freitas e Edmílson Domingos; fez uso da palavra o prefeito Junior Chagas que ressaltou e festejou a iniciativa da realização do Cariri Cangaço oficialmente pela primeira vez em Sergipe e em Poço Redondo quando o trabalho entre a Comissão Organizadora Local,  a equipe da gestão municipal e acima de tudo das família de Poço Redondo refletiam na noite de abertura com uma praça completamente lotada.

Poeta e escritor Rossi Mágne, ex-secretário de cultura de Propriá: 
Apresentação do Cariri Cangaço

Logo em seguida a solenidade marcou a sanção por parte do prefeito Junior Chagas da Lei, aprovada pela Câmara Municipal, denominando de “Estrada Histórica Antônio Conselheiro” a antiga e tradicional estrada do Curralinho, ligando a sede do município ao distrito de Curralinho. “Sem dúvidas a aprovação dessa Lei denominando Estrada Histórica Antonio Conselheiro à nossa querida estrada do Curralinho marca um compromisso e o resgate com a história” revela Manoel Belarmino, presidente da Comissão Local.

 Prefeito Junior Chagas; palavras de agradecimento e Sanção da Lei que denomina a "Estrada Histórica Antônio Conselheiro"
Estrada de Curralinho, agora: Estrada Histórica Antônio Conselheiro

Em seguida o curador do Cariri Cangaço Manoel Severo Barbosa fez uso da palavra e falou da emoção da chegada oficial do Cariri Cangaço ao “chão sagrado de Alcino Alves Costa”. Severo ainda ressaltou a grande força e tradição do município através de sua memória, configurando-se diante do conjunto significativo de sua história como a capital do cangaço. 

 Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço, sauda o grande público presente à Arena Cariri Cangaço Poço Redondo 2018
A emoção de pisar o solo sagrado de Alcino...

“Estamos hoje aqui com mais de 100 pesquisadores de todo o Brasil, e gostaríamos de dizer a todas as famílias daqui de Poço Redondo, de nossa grande honra em realizarmos este Cariri Cangaço, tenham orgulho de sua terra, pois alguns destes pesquisadores percorreram mais de mil quilômetros para pisar este chão sagrado de Alcino Alves Costa, é com muita alegria que chegamos de forma oficial ao estado de Sergipe”.  

Manoel Severo ainda ressaltou o extraordinário trabalho da Comissão Organizadora Local e o apoio vital do prefeito Junior Chagas e toda sua equipe de colaboradores. “Testemunhar na noite de hoje esta praça totalmente lotada com mais de mil pessoas é o resultado do trabalho e do compromisso de Junior Chagas, toda sua equipe, dos valorosos companheiros da extraordinária Comissão Organizadora Local e do Memorial Alcino Alves Costa de nosso Conselheiro Rangel, uma festa sensacional!” concluiu.

 Conselheiros, Celsinho Rodrigues e Antônio Vilela entregam Diploma 
ao prefeito Junior Chagas
Manoel Belarmino recebe o Diploma de Antonio Vilela
 Cristina Oliveira recebe de Celsinho Rodrigues o Diploma de sua mãe, Maria Oliveira
Fernandes Reis recebe das mãos de Antonio Vilela

Na oportunidade os Conselheiros Cariri Cangaço, Celsinho Rodrigues de Piranhas e Antônio Vilela de Garanhuns passaram às mãos dos homenageados da noite o Diploma de “Amigo do Cariri Cangaço”, receberam a honraria o prefeito municipal Junior Chagas, o presidente da Comissão Local, Manoel Belarmino e representando todos os membros da Comissão, Maria Oliveira e Fernandes Reis.

Em seguida receberam seus Diplomas de Honra ao Mérito das mãos do Conselheiro Cariri Cangaço Ivanildo Silveira e do Secretário de Cultura de Exu, Rodrigo Honorato, as personalidades ligadas às manifestações culturais e tradições de Poço Redondo; dona Zéfa da Guia, dona Guiomar Vito, familiares de seu Manoel Dionizio da Cruz e ainda representando todos os escritores de Poço Redondo, Raimundo Eliete Cavalcante.

 Dona Zefa da Guia; tradicional parteira e rezadeira do sertão sergipano, de Poço Redondo ; recebeu seu Diploma das mãos do Conselheiro Ivanildo Silveira. 
 Ivanildo Silveira também entregou o Diploma à senhora Luciana Fernandes Cruz, filha do homenageado, seu Manoel Dionízio; promovente de manifestações culturais em Poço Redondo, organizador de Cavalhadas e um dos idealizadores da Praça Lampião, 
na sede municipal.
 O Secretário de Cultura de Exu, Rodrigo Honorato entregou o Diploma a Liberato Vito; filho e representante da senhora Guiomar Vito,matriarca da Família Vito, representante maior do Samba de Coco na região. 
Rodrigo Honorato também entregou o Diploma a Bruno Marques; representando o escritor Raimundo Eliete Cavalcante

O Presidente do Memorial Alcino Alves Costa; pesquisador e escritor Rangel Alves da Costa, filho de Alcino; revelou a grande emoção e felicidade pela realização do Cariri Cangaço Poço Redondo, “um sonho antigo de Alcino”, falou da grandeza de Poço Redondo, sua história, a força de seu povo e memória e registrou os agradecimentos pela presença marcante das famílias da cidade que lotavam a praça de eventos como também dos pesquisadores de todo o Brasil, “amigos queridos de Alcino”, ressaltou ainda o trabalho da Comissão Organizadora convidando a todos para que pudessem vir ao palco para receber as homenagens dos presentes na maior noite de abertura dentre todas as edições do Cariri Cangaço.

 Presidente do Memorial Alcino Alves Costa, Conselheiro Cariri Cangaço, 
Rangel Alves da Costa
 Rangel homenageia Comissão Organizadora do evento
Djalma Feitosa, Rose Souza, Manoel Belarmino, Rangel Alves da Costa, Rai, 
Fernandes Reis e Damião Souza

No último momento solene da noite o curador do Cariri Cangaço homenageou os Conselheiros sergipanos, escritores Archimedes e Elane Marques como também convidou ao Prefeito de Propriá, Iokanaan Santana para passar às mãos do Prefeito de Poço Redondo, Junior Chagas o Diploma de Sede Oficial do Cariri Cangaço e por último o presidente do Memorial Alcino Alves Costa, Rangel Alves da Costa recebeu o Diploma das mãos de Rossi Mágne, em nome do Memorial como “Equipamento Imprescindível para a perpetuação da Memória e Cultura do Sertão”.

 Cariri Cangaço Defere o Diploma de "Cidade Sede do Cariri Cangaço" a Poço Redondo
 Prefeito de Poço Redondo Junior Chagas recebe Diploma das mãos do Prefeito de Propriá, Iokanann Santana
Manoel Severo, Rangel Alves da Costa e Rossi Mágne; Memorial Alcino Alves Costa:“Equipamento Imprescindível para a Perpetuação da Memória e Cultura do Sertão”

A noite ainda contou com o lançamento do livro que marcaria a realização do Cariri Cangaço Poço Redondo, de autoria dos pesquisadores Rangel Alves da Costa e Manoel Belarmino, "Roteiro Histórico e Anotações do Cariri Cangaço Poço Redondo". O que era para ser um folheto como estes de cordel ou uma cartilha, teve que virar livro devido a riqueza do conteúdo. O livro trata dos lugares históricos de Curralinho em Poço Redondo, a Rua Velha na Serra Negra onde acontecerão as palestras e visitas técnicas neste Cariri Cangaço Poço Redondo 2018.

 Rangel Alves da Costa e Manoel Belarmino na noite de lançamento e autógrafos do livro que marcaria a realização do Cariri Cangaço Poço Redondo

Com os shows de Cecília do Acordeon, do grupo Forró Pé de Serra , da Orquestra de Pifano dos Vito e ainda do grupo de teatro e xaxado "Na Pisada de Lampião" de Beto Patriota foi encerrada com muita festa a noite de abertura do Cariri Cangaço Poço Redondo 2018  ..... 

 Cecília do Acordeon na abertura do Cariri Cangaço Poço Redondo 2018
 
Os Vitos, uma das mais tradicionais manifestações culturais de Poço Redondo
Rossi Magne, Ivanildo Silveira, Ingrid Rebouças, Manoel Severo e Beto Patriota
 O grupo na Pisada de Lampião de Beto Patriota encerrou com brilho a primeira noite de Cariri Cangaço em Poço Redondo

Cariri Cangaço Poço Redondo
Praça de Eventos, Poço Redondo-SE
14 de junho de 2018

Bem vindos à Grande 
Festa da Alma Nordestina em Sergipe
Poço Redondo 2018.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Camarote na Arena Cariri Cangaço
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Na Arena Cariri Cangaço 
Poço Redondo...

 
 
FELIPE, MENINO XAXADO - Verdadeiramente não há quem não se encante com o garotinho Felipe xaxando em meio aos adultos do Grupo de Xaxado na Pisada de Lampião. Não só pela sua desenvoltura brilhante e majestosa, mas principalmente pela sua abnegação em ser a raiz e flor desta viva e florescente cultura poço-redondense. A atitude de Felipe, sem medo, vergonha ou pé atrás, logo demonstra o senso de preservação da cultura cangaceira do xaxado, logo aponta para um futuro onde as gerações ainda estarão lutando pela sua musicalidade, suas tradições e manifestações culturais. E Felipe deu um verdadeiro show durante o Cariri Cangaço Poço Redondo. Agigantou o evento. O porte do cabra diz tudo, pois lindo, lindo: No menino o homem em toda a sua beleza e dignidade! No menino aquele aspecto prazeroso de quem diz: “Sou eu, Felipe, o Rei do Xaxado de Poço Redondo!”. E quem dirá que não é?
RANGEL ALVES DA COSTA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: