Viva a Cultura e o Rico Artesanato de Poço Redondo

Que o Cariri Cangaço já começou em Poço Redondo, isso é verdade. A cidade já está mobilizada. É só ver na foto abaixo Lampião e Maria Bonita na arte do crochê da Professora Dilma Feitosa.

Várias bordadeiras ocupam o dia costurando e bordando em ponto de cruz os aiós, artesãos em madeira fazendo canetas e pentes, livros e folhetos de cordel sendo escritos, os grupos de xaxado já ensaiam as danças, ateliês de costuras e bordados costurando e bordando vestimentas, a cavalhada, as sanfonas afinadas, os pifanos e zabumbas dos Vito e as escolas mobilizadas e desenvolvendo a temática com os estudantes, etc. Os temas história de Poco Redondo, Cangaço e cultura nordestina nunca foram tão procurados como agora. E a grande surpresa que eu e Rose tivemos na noite de hoje: Recebemos da professora Dilma Feitosa Lampião e Maria Bonita feitos para presentear o curador do Cariri Cangaço Manoel Severo. O Cariri Cangaço, "celebrando o chão sagrado de Alcino", já está nas escolas, nos ateliês e na alma do povo poço-redondense.Parabéns professora Dilma Feitosa!

Mestre Tonho aguarda o Cariri Cangaço


Na manhã de hoje, 31 de maio, estive novamente no ateliê do Mestre Tonho, localizado ali na Praça Antônio Conselheiro, no centro de Poço Redondo. Vi ali, como todas as vezes que visito o Mestre, as suas magníficas esculturas feitas em madeira de umburana. O artesão Mestre Tonho exibe traços da nossa cultura nos objetos em madeira de Umburana que produz diariamente em seu simples ateliê, algumas vezes de forma consciente ou outras vezes inconscientemente. Muitas de suas tradições, como crenças e símbolos mágicos, estão marcadas em suas peças. E é no seu ateliê que o Mestre Tonho produz e vende suas peças. Um artesanato todo feito em madeira de umburana, onde estão evidenciadas suas crenças, hábitos e tradições. Já são quase 30 anos que o Mestre Tonho produz suas esculturas. O Mestre Tonho é um ícone da cultura popular de Poço Redondo. E já está contando os dias para participar do Cariri Cangaço Poço Redondo 2018, no período de 14 a 17 de junho.

Manoel Belarmino
Comissão Organizadora
Cariri Cangaço Poço Redondo


Nenhum comentário: