Nos Sete Umbuzeiros do Maranduba Por:Manoel Belarmino

Marco do Cariri Cangaço na Maranduba a ser inaugurado em 15 de junho
Neste momento, estou novamente no Maranduba. Eu nasci aqui perto de onde eu estou, na Fazenda Sítio, vizinha ao Maranduba. O Sítio e o Maranduba no tempo de Lampião pertenciam aos Soares, meus antepassados. Os Soares são descendentes do povo do território de Maria do Rosário. Cada vez que venho ao Maranduba descubro um segredo ou algo que ainda não foi dito. Vou guardando um a um. É de ficar arrepiado. Mas não vou revelar agora.
Vejo que ainda há uma pequena mancha de caatinga original ali. E vejo também os sete pés de umbuzeiros um próximo do outro, ali onde se deu o famoso Fogo do Maranduba e ali exatamente onde, até recentemente, foram encontradas balas e cápsulas de balas. E também ali, não muito longe da Cruz do local onde foram enterrados os volantes e cangaceiros, estão as pias, cavidades nas rochas, ainda armazenando quase 500 litros de água captada das chuvas.

 Manoel Belarmino e o marco a ser inaugurado no 
Cariri Cangaço Poço Redondo na Maranduba

Neste momento, a Prefeitura de Poço Redondo está instalando os Marcos do Fogo do Maranduba e do tanque onde foram enterrados os oitos volantes e os dois cangaceiros mortos no combate entre volantes e os cabras de Lampião nas terras de Maria do Rosário.
Tudo já ficando pronto para o Cariri Cangaço Poço Redondo 2018, de 14 a 17 de junho.
Manoel Belarmino
Pesquisador e Escritor
Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Poço Redondo
05 de Junho de 2018

Nenhum comentário: