"Olhares sobre Antônio Conselheiro -Novas escritas de r(e)existência" na FLIACE 2019

Bruno Paulino, Renato Pessoa e Manoel Severo
o
Aconteceu na noite última sexta-feira, 29 de novembro de 2019, o lançamento seguido de debate, do livro "Olhares sobre Antônio Conselheiro -  Novas escritas de r(e)existência", obra organizada por Bruno Paulino, Pedro Igor e Manoel Severo Barbosa e uma produção do Cariri Cangaço e da AquiLetras. O livro possui prefácio da escritora Grecianny Cordeiro e apresentação de Ricardo Machado. O lançamento  e debate aconteceu dentro da programação da FLIACE , Feira Literária da ACE - Associação Cearense de Escritores, em Fortaleza.
o
 Manoel Severo 
Bruno Paulino, Renato Pessoa e Manoel Severo
o
O livro foi apresentado pelo escritor Bruno Paulino e pelo curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo com mediação do escritor Renato Pessoa. A obra é resultado do concurso literário patrocinado pelo Cariri Cangaço, AquiLetras e Fundação Canudos, por ocasião da realização do Cariri Cangaço Quixeramobim ainda em maio de 2019. Manoel Severo esclarece: "Uma das grandes e curiosas indagações que tínhamos naquela época era justamente como a atual Quixeramobim se relacionava com a figura histórica de seu filho mais famoso, como as novas gerações; os meninos e meninas, as escolas, os professores, a comunidade em geral, via e sentia a presença e o legado desse imenso ícone da história sertaneja do Brasil". Dessa forma surgiu a ideia do concurso que resultou em livro contendo os textos vencedores.
o
 Público presente à FLIACE
Bruno Paulino, Renato Pessoa e Manoel Severo
Shopping Benfica recebe a IV FLIACE
Silas Falcão e Manoel Severo
o
Para o escritor Bruno Paulino, "foi fantástica a participação dos alunos de Quixeramobim, uma adesão extraordinária e o mais bacana foi o resultado; textos com muita qualidade e uma lucidez que nos surpreendeu." Os autores; naturalmente vencedores do concurso literário, alunos e alunos da rede pública e privada de Quixeramobim são; Yarley de Sousa Leitão,  Vitória Barros, Jayane Carneiro Andrade,  Ana Luiza Almeida Sampaio, Lucas Medeiros , Gabrielly Pereira , Vitória de Sousa Silva, Vitória Holanda de Andrade , Johelen Amâncio , Andressa de Sousa Nogueira, Dávila Roberta, Damares Alves, Melissa Belisário, Flávio Pereira da Silva, Mel Anny Paiva, Maria Emanoeli , Hillary Barbosa e Kalyne Ribeiro. A Capa é de autoria de Matheus Rayner, Debora e Victor, alunos da Escola Humberto Bezerra.
o
o
Renato Pessoa, Ingrid Rebouças e Bruno Paulino
Paulo de Tarso e Manoel Severo
Manoel Severo e Pedro Sampaio
Gevandir e Manoel Severo
o
E para a escritora Grecianny Cordeiro, da Academia Cearense de Letras em seu prefácio: "Antônio Conselheiro deixou um legado que inspirou e ainda inspira diversas gerações. É um símbolo de resistência à opressão, às injustiças sociais, à política de institucionalização da miséria e do medo, exemplo e orgulho para os jovens de Quixeramobim, que expressaram os mais belos sentimentos e suas recorrentes angústias por meio dos textos inteligentes e ricos que integram a presente obra. Canudos resiste e vive em cada um de nós que sonha com um mundo melhor, onde possa reinar a decência, a honestidade, o respeito ao próximo, a solidariedade, a esperança e a fé."
Manoel Severo e Ingrid Rebouças

 Manoel Severo, Terciana Martins e Bruno Paulino
Pedro Sampaio de Marcelo Leal
Eudismar Mendes, Manoel Severo e Bruno Paulino
o

Para o curador da FLIACE, Silas Falcão: "Foram quatro meses elaborando uma programação múltipla com sessenta horas de muitas atividades nos cinco dias do evento, com 108 pessoas mobilizando as várias e múltiplas linguagens da programação, grandes nomes da literatura cearense estiveram em nosso palco e outros escritores e escritoras ainda anônimas, mostraram suas literaturas criativas. Tivemos como ponto alto nossa patronesse: A Mestra da Cultura e Pajé Raimunda Tapeba".
Mestra da Cultura e Pajé Raimunda Tapeba, recebe homenagem na FLIACE
o

Diego Barbosa em reportagem do Diário Nordeste nos traz:"Foi dentro da mata, junto ao verde, que Raimunda Rodrigues Teixeira cresceu. À época da mocidade, banhava-se no rio limpo, caçava caranguejo para comer e ornava a cabeça com coloridos penachos. Era também ali, no seio da natureza, que ela ouvia e contava histórias. Primeiro, num movimento de conhecer as próprias origens; e depois, com a missão de repassá-las às novas gerações, perpetuando as leituras dos povos da terra sobre a vida, o meio e o mundo.A força com a qual expressava saberes logo traduziu-se em reconhecimento: tornou-lhe a primeira mulher a ocupar o papel de pajé numa etnia indígena no Ceará. Fez-lhe igualmente Raimunda Tapeba, Mestra da Cultura e líder de uma comunidade estimada em oito mil habitantes. Vivem às margens do rio Ceará, em Caucaia, e têm a memória, os costumes e as lendas, passadas de geração em geração, como armas para preservar aquilo de mais precioso: a ancestralidade. É sobretudo essa sabedoria dos livros vivos que ganhará destaque na IV Festa Literária da Associação Cearense de Escritores (FliAce) no Shopping Benfica. A ação elege como patronesse desta edição exatamente Raimunda Tapeba – que ontem completou 75 anos de idade – e, consequentemente, toda a herança milenar carregada no semblante ativo, forte e inspirador. 

 Pedro Sampaio, Manoel Severo e Nonato Araujo
 Manoel Severo e Nonato Araujo
Gevandir, Manoel Severo e Bruno Paulino

Lançamento de "Olhares sobre Antônio Conselheiro"
IV FLIACE , Shopping Benfica
29 de Novembro de 2019, Fortaleza-CE

Um comentário:

Unknown disse...

Como faço pra conseguir esse livro?