A Tradição de Bom Nome Recebe o Cariri Cangaço em Grande Festa

Cilene Pereira Valões; neta de Né da Carnaúba e anfitriã do Cariri Cangaço Bom Nome
e o Conselheiro Valdir Nogueira

BOM NOME DISTRITO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE, SOB A COORDENAÇÃO DA PROFESSORA CILENE PEREIRA VALÕES, GESTORA DA ESCOLA NAPOLEÃO ARAÚJO E EQUIPE, SE PREPARA PARA RECEBER O CARIRI CANGAÇO SERRA TALHADA-CALUMBI-BOM NOME 2022!

Evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico, o Cariri Cangaço reúne alguns dos mais destacados pesquisadores e historiadores das temáticas; cangaço, coronelismo, misticismo, messianismo e correlatos ao sertão e ao nordeste, do Brasil, configurando-se como o maior e mais respeitado evento do gênero no país.

Sob a coordenação da professora Cilene Pereira Valões, a comunidade e as famílias de Bom Nome; tradicional distrito do município de São José de Belmonte; se prepara para receber pela primeira vez o Cariri Cangaço, desta vez no dia 12 de novembro de 2022 para um conjunto de visitas técnicas e em especial uma caminhada histórica pelas ruas do lugar mostrando os principais cenários, episódios e personagens que escreveram a história desse importante cenário sertanejo.

Foto de Egberto Araújo/Flick

"Bem próximo da Vila, está localizado numa elevação, que por sinal, é a mais alta da redondeza, um bucólico morro conhecido como Monte de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que ao mais descuidado observador denota a devoção e a simplicidade do seu povo. É voz corrente no lugar que o bandoleiro Lampião sempre que por Bom Nome passava, subia o monte para rezar para sua madrinha e protetora Nossa Senhora."

"Nos sentimos inteiramente honrados em chegar pela primeira vez em Bom Nome nesta edição do Cariri Cangaço e ainda mais pelo total apoio, confiança e o zelo da professora Cilene Pereira Valões e todo o corpo de profissionais da Escola Napoleão Araújo, que preparam uma grande festa para receber a família Carira Cangaço de todo o Brasil. Nossa eterna gratidão a professora Cilene, e abraçamos os profissionais da gestão escolar: Rosane, Flávio, Tiquinha, Alesxandra, Lurdes, enfim, que estão se empenhando para nos proporcionar o melhor" revela Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.

Cilene Pereira Valões anfitriã do Cariri Cangaço Bom Nome

"Severo, Bom Nome se encontra no epicentro da questão Pereira x Carvalho juntamente com São Francisco (Vila Bela) e Santa Maria (Tupananci). Uma de nossas preocupações, junto com a professora Cilene, é justamente proporcionar a todos que nos visitam; além de conhecer nossa história; uma maior integração com as família de Bom Nome, ou seja, aqui é um lugar de uma vocação importante de cultura, artesanato e de culinária, aqui em cada casa vamos encontrar muita comida gostosa e muita coisa bacana para levar; principalmente nosso famoso doce de leite, então será uma festa inesquecível" lembra o Conselheiro Cariri Cangaço, Valdir Nogueira, da Comissão Organizadora do Cariri Cangaço Serra Talhada-Calumbi-Bom Nome.

Bom Nome, São José de Belmonte
Cenário Cariri Cangaço 2022
29 de outubro de 2022

Nenhum comentário: