Calumbi e a Invasão de Lampião : Cenário Cariri Cangaço 2022 !

Joaquim Pereira, Manoel Severo e Louro Teles no cenário da invasão de Lampião a Calumbi

O Cariri Cangaço Serra Talhada - Calumbi - Bom Nome , se aproxima. Uma agenda intensa de visitas técnicas nos proporcionarão conhecer uma gênese importante do coronelismo e cangaço de nosso nordeste. O  município de Calumbi recebe a agenda da programação Cariri Cangaço no dia 14 de novembro, segunda-feira. Depois das extraordinárias visitas técnicas ao cenário do combate da Serra Grande e a Fazenda Tamboril; do episodio dos baleados;  a caravana Cariri Cangaço parte para o centro da cidade de Calumbi para ali reviver os momentos de medo e terror da invasão de Calumbi por Lampião, episodio que marcou aquela gente.

"Severo, Lampião teve sim uma forte ligação com Calumbi, desde os tempos em que a família Ferreira dedicava-se ao oficio de almocreve, ele já tinha amizade com moradores do lugar, muitos coiteiros, mas também muitos inimigos. Aqui teve um surpreendente romance e até um suposto filho com uma menina chamada Tatu. Teve estupro, uma briga de Lampião com o primeiro prefeito, o processo movido pelo delegado da cidade e a invasão de Calumbi por Lampião e 50 cangaceiros" Conta o pesquisador e escritor Louro Teles, Conselheiro Cariri Cangaço e organizador do Cariri Cangaço em Calumbi.

Joaquim Pereira, Manoel Severo e Louro Teles

O município de Calumbi teve início com a família Barbosa, cujos membros foram seus primeiros habitantes, os quais construíram a Igreja Católica do lugar, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição. Assim, originou-se a sua festa tradicional, em 08 de dezembro de 1877. Foi elevado à condição de vila, com a denominação de São Serafim, pertencente à Comarca de Flores. Posteriormente, passou a se chamar Calumbi devido à existência de grande quantidade de arbustos de pequeno porte no rio Pajeú. O município se estende por 179,3 km² e contava com 5 750 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 32,1 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde e Serra Talhada. Calumbi se situa a 17 km a Norte-Leste de Serra Talhada

Calumbi em pleno centro-norte do estado de Pernambuco
Paroquia de Nossa Senhora da Conceição em Calumbi

A padroeira de Calumbi é Nossa Senhora da Conceição, dessa forma originou-se a sua festa tradicional, em 08 de dezembro de 1877. A atual Calumbi foi elevada à condição de vila, com a denominação de São Serafim, pertencente à Comarca de Flores. Posteriormente, passou a se chamar Calumbi devido à existência de grande quantidade de arbustos de pequeno porte no rio Pajeú. A invasão do bando de Lampião ocorreu exatamente a partir da praça e do patamar da igreja de Nossa Senhora da Conceição. 

"Para nós é uma grande satisfação estarmos chegando pela primeira vez a Calumbi com uma grande agenda do Cariri Cangaço, sem dúvida a primeira de outras varias no futuro. O empenho do Conselheiro Louro Teles e o apoio incondicional da Secretária Jocielma Silva e principalmente do Prefeito Joelson nos dão a certeza de um espetacular evento para todos os que nos visitam e também para as queridas família de Calumbi." ressalta Manoel Severo.

Calumbi, Pernambuco - Cenário Cariri Cangaço 2022
Cariri Cangaço Serra Talhada-Calumbi-Bom Nome
11 a 15 de novembro de 2022

Nenhum comentário: