Fazenda Pitombeira: Cenário Cariri Cangaço Serra Talhada 2022

Barão do Pajeú

O Cariri Cangaço Serra Talhada - Calumbi - Bom Nome , se aproxima. Uma agenda intensa de visitas técnicas que nos proporcionarão conhecer uma gênese importante do coronelismo e cangaço de nosso nordeste. A Fazenda Pitombeira será nossa primeira Visita Técnica; no dia 12 de novembro pela manhã ; sem dúvidas um dos cenários históricos mais emblemáticos de todo o Pajeú: A Fazenda Pitombeira, feudo do Coronel Andrelino Pereira da Silva, o famoso Barão do Pajeú. 

Luiz Ferraz Filho, presidente da Comissão do Cariri Cangaço Serra Talhada, esclarece: "A Pitombeira era propriedade do coronel Andrelino Pereira da Silva, o Barão do Pajeú, que daqui  comandava toda a política de Serra Talhada e região, na segunda metade do século XIX e início do século XX. Foi aqui que dentre outros importantes momentos, o Barão hospedou várias autoridades e personalidades sertanejas, tais como o Padre Cícero Romão Batista na viagem que fez para Roma-ITA e o juiz de direito paraibano, Augusto Santa Cruz."


Fazenda Pitombeira, sede do Barão do Pajeú; primeira visita técnica do Cariri Cangaço Serra Talhada 2022


A Fazenda Pitombeira era um grande latifúndio de 12 mil hectares, que compreendia as Fazendas Caiçara, Ipueira, Cedro e Belém, essa última; herança que o Barão do Pajeú recebeu do seu pai, o comandante-superior Manoel Pereira da Silva, o mesmo, responsável pelo ataque aos fanáticos da Pedra do Reino em maio de 1838. 

Por ocasião da Visita Técnica do Cariri Cangaço 2022, que acontecerá na manhã do dia 12 de novembro, a caravana de pesquisadores será recebida pelo atual proprietário; Antônio Alves Filho, seu Antônio Caiçara; empresário serra-talhadense do  grupo Pajeú Nordeste ; ao lado de sua esposa dona Zélia Pereira, neta e herdeira do major Isidoro Conrado de Lorena e Sá; ex-prefeito de São José do Belmonte e que comprou a Fazenda Pitombeira em 1911 ao coronel Antônio Andrelino Pereira da Silva, filho do Barão do Pajeú. 

Cariri Cangaço em visita a Fazenda Pitombeira em dezembro de 2021

O Coronel Andrelino Pereira da Silva, o Barão do Pajeú, nasceu em 1823. Proprietário fundador da fazenda Pitombeira, em Serra Talhada, era filho do Comandante Superior Manuel   Pereira. A Fazenda Pitombeira foi destaque na história do Pajeú, aclamado Barão em dezembro de 1888, substituiu o pai no comando político local, foi primeiro Prefeito de Vila Bela, entre os anos de 1892 a 1895, faleceu no ano 1901.

Na oportunidade da agenda Cariri Cangaço em Serra Talhada, o Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço concederá à Fazenda Pitombeira a Comenda "Lugar de Memória Para Perpetuação das Tradições do Sertão". Quem explica é o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, "neste Cariri Cangaço Serra Talhada inovamos e instituímos a concessão da Comenda "Lugar de Memória Para Perpetuação das Tradições do Sertão", relevando a decisiva importância de cenários preciosos e decisivos para a perpetuação da memória do sertão e a Fazenda Pitombeira será o primeiro cenário a receber esta comenda". 

Cenário de Serra Talhada, 19 de outubro de 2022
Redação Cariri Cangaço 

Um comentário:

HollandaLuma disse...

fazenda Pitombeira, no dia 12 de novembro será palco da Palestra de Campo: "Lugares de Memória". Estejam todos convidados!