Fazenda Carnaúba: Cenário Cariri Cangaço Serra Talhada

Né da Carnaúba em tradicional foto da Família Pereira

O Cariri Cangaço Serra Talhada - Calumbi - Bom Nome , se aproxima. Uma agenda intensa de visitas técnicas nos proporcionarão conhecer uma gênese importante do coronelismo e cangaço de nosso nordeste. A Fazenda Carnaúba será nossa segunda Visita Técnica; no dia 12 de novembro pela manhã ; sem dúvidas outro dos cenários mais emblemáticos de todo o Pajeú, a Fazenda Carnaúba do lendário Né da Carnauba, foi palco de alguns dos mais significativos e simbólicos episódios do começo do século XX na Pajeú.

O Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador e escritor, Valdir Nogueira é quem nos fala: "ao se casar com José Pereira da Silva, a senhorita Jacinta Océria de Santo Antônio recebeu de seu pai, José Carlos Rodrigues, como dote de casamento, a Fazenda Carnaúba, que se tornou berço da tradicional família Pereira do Pajeú. A sede data dos princípios do século XIX, época do Brasil Imperial, e era uma das mais prósperas fazendas de gado de toda a região do Pajeú. Cenário de embates entre Pereira e Carvalho, e do cangaço, cada detalhe dessa lendária fazenda exala história."

Casa sede da Fazenda Carnaúba

A Fazenda Carnaúba atualmente pertence a Francisca  Conrado (dona Santinha) e as filhas Lilianne e Norma, por herança do esposo e pai Vanildo Pereira, este filho do tantas vezes Deputado  Argemiro Pereira e neto de Né da Carnaúba. Quem nos conta é o pesquisador Joaquim Pereira da Silva, "a interação entre as duas sedes; Pitombeira e Carnaúba; sempre foi muito normal, fosse a cavalo ou a pés, nas veredas de ligação entre as duas sedes tinha alguém levando ou trazendo notícias/recados. Coincidentemente, nossas visitas no Cariri Cangaço agora de novembro, a comitiva fara o mesmo trajeto que era feito pelo pequeno grupo em número de sete, dos irmãos Ferreiras (Antônio, Livino e Virgolino), Antônio Rosa, Primo, Meia Noite e João Mariano indo da Pitombeira para Carnaúba para se juntar ao bando de Sinhô Pereira em agosto de 1920"

E continua Joaquim Pereira: "...acontece que eles se apresentaram a Isidoro Conrado , na Pitombeira, inclusive, na ocasião gerou um certo alvoroço pois quando vistos não sabia se cangaceiros ou volantes (para os Pereiras não fazia diferença, ambos causavam medo/terror na época); o próprio Isidoro foi chamado e ao observar disse: tenham calma, estão se aproximando de forma ordeira, ou seja, em fila indiana e mão nas bandoleiras dos seus rifles 44 ou de suas armas. Chegaram, se apresentaram e disseram o motivo, daí foi enviado à campo um vaqueiro de confiança para localizar o bando de Sinhô e foi fácil, ali próximo na Fazenda Carnaúba o encontrou e resto da história todos nós sabemos; nascia logo em seguida o Mito Lampião, assim também foram as duas últimas visitas da Pitombeira para a Carnaúba".

Capela e cemitério da Carnaúba

Foi também na Fazenda Carnaúba que a famosa carta convocando Lampião para formar junto aos Batalhões Patrióticos em 1926; hipoteticamente escrita por Padre Cícero, veio parar; é Luiz Ferraz Filho que nos conta, "ora, Né da Carnaúba já havia hospedado Padre Cícero aqui na fazenda Carnaúba, então Lampião quando recebeu a carta convocando para o Juazeiro em 26, trouxe a carta aqui para autenticar a veracidade da mesma, pois Né da Carnauba conhecia a letra do padre Cícero".

Né da Carnaúba

Manoel Pereira Lins, conhecido por Né da Fazenda Carnaúba, nasceu no dia 23 de junho de 1868, foi Coronel da Guarda Nacional, filho de Joaquim Pereira da Silva (Joaquim da Carnaúba), exerceu grande liderança no seio da Família Pereira, renomado fazendeiro, foi Prefeito de São José do Belmonte entre os anos de 1902 a 1904, também Vereador em Serra Talhada por três legislaturas, quando precisou nos momentos mais críticos do século passado envolvendo a Família Pereira, também segurou armas. Ao lado do Coronel Antônio Pereira financiou vários gastos nas contendas, faleceu em 1964. Seu Né da Carnaúba foi um dos parentes que aconselhou Sinhô Pereira e Luiz Padre a encostar armas e ir para o planalto central.

Na oportunidade da agenda Cariri Cangaço em Serra Talhada, o Conselho Alcino Alves Costa do Cariri Cangaço concederá à Fazenda Carnaúba a Comenda "Lugar de Memória Para Perpetuação das Tradições do Sertão". Quem explica é o curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, "neste Cariri Cangaço Serra Talhada inovamos e instituímos a concessão da Comenda "Lugar de Memória Para Perpetuação das Tradições do Sertão", relevando a decisiva importância de cenários preciosos e decisivos para a perpetuação da memória do sertão e a Fazenda Carnaúba será um dos cenários a receber esta comenda". 

Cenário de Serra Talhada, 19 de outubro de 2022
Redação Cariri Cangaço 

4 comentários:

Fernando Cunha disse...

Histórias que nos encantam...

Anônimo disse...

Resgatando a cultura nordestina

Anônimo disse...

Essa fazenda é um Memorial vivo da história sertaneja de Serra Talhada e sertão do Pajeú.

Anônimo disse...

Conheço, Né era irmão de minha vó, Dona: Verdelina Pereira de Araújo.