Serra Grande, o Grande Combate: Cenário Cariri Cangaço em Calumbi

Manoel Severo, Louro Teles, Joaquim Pereira, Luiz Ferraz Filho, Clênio Novaes 
e Valdir Nogueira; na Serra Grande

O Cariri Cangaço Serra Talhada - Calumbi - Bom Nome , se aproxima. Uma agenda intensa de visitas técnicas que nos proporcionarão conhecer uma gênese importante do coronelismo e cangaço de nosso nordeste. Em nosso terceiro dia a programação chegamos ao município de Calumbi, cenário de um dos maiores combates do ciclo lampiônico, cenário da emblemática Serra Grande; primeira visita técnica do dia 13 de novembro de 2022. Avante !!!

Manoel Severo, Clênio Novaes, Louro Teles e Junior Almeida em visita à Serra Grande nos preparativos do grande encontro de novembro.

"Serra Grande ! Pedaço de chão encravado no sertão pernambucano de Virgulino Ferreira, serra enigmática com seus mais de 900 metros de altitude situada entre os municípios de Calumbi, Flores e Serra Talhada, no famoso Vale do Pajeú. Serra Grande, palco do maior combate que o cangaço de Lampião protagonizou ao longo de seus 20 anos de reinado." 

Serra Grande chega em grande estilo ao Cariri Cangaço Serra Talhada - Calumbi - Bom Nome 2022, com a expectativa da presença de mais 300 pesquisadores de todo o Brasil, sem dúvidas conhecer mais de perto o que foi esse extraordinário combate, in loco,  será um dos pontos altos de toda a agenda do evento, a visita guiada ao local do combate acontece na manha do dia 13 de novembro de 2022.

Cariri Cangaço nos preparativos para o Cariri Cangaço em Calumbi - Serra Grande 2022

Os números são impressionantes até para aqueles que são afeitos ao estudo do fenômeno: 10 mortos, 14 feridos, quase 300 militares numa sanha desesperada em busca de dar fim a Virgulino com seus mais de 115 cangaceiros; foram cerca de 3 mil tiros em quase 10 horas de combate naquele longínquo 26 de novembro de 1926..

a cidade de Calumbi, distante cerca de 18  Km de Serra Talhado recebe o segundo dia de Cariri Cangaço. As visitas do segundo dia saindo de Serra Talhada as 8h30 para a primeira parada no distrito de Varzinha. Em Varzinha teria sido o local onde Lampião exigiu a entrega do resgate de 20 contos pelo sequestrado Pedro Paulo Magalhães Dias; inspetor da Standard Oil Company; ali também localizava-se a residência de Silvino Liberalino; que tinha sido subdelegado de Vila Bela, em 1911; local onde Lampião estacionou com seu bando antes do fogo e acabou levando o mesmo como refém.  


Comissão Organizadora do Cariri Cangaço visita as trilhas do combate da Serra Grande para o grande encontro de novembro em Calumbi


Dali partiremos para o cenário da guerra !!! Chegaremos a localidade de Monte Alegre, primeiro cenário do famoso combate da Serra Grande e seguiremos a trilha do fogo. Sob o comando dos Conselheiros Cariri Cangaço;  pesquisador e escritor Louro Teles e pesquisador Vilson da Piçarra; os visitantes terão a oportunidade de pisar o solo sagrado de um dos maiores combates de toda a saga cangaceira. 

Calumbi - Serra Grande
Cenário de Serra Talhada, 24 de outubro de 2022
Redação Cariri Cangaço