Ana Gleide Leal, Marilourdes Ferraz e Manoel Severo
Ainda em agosto de 2025, dentro dos esforços na construção do Cariri Cangaço Recide 2025, tivemos a grata oportunidade de encontrar com a grande pesquisadora e escritora Marilourdes Ferraz; filha do comandante de volantes, o grande Manoel de Sousa Ferraz, ou "Manoel Flôr", expoente da família Nazarena dos "Flôr". Naquela noite ao lado de Tailene Barros e dos Conselheiros Cariri Cangaço, Ana Gleide Leal e Betinho Numeriano, bebemos da fonte em momentos preciosos com a querida Marilourdes e seu filho o amigo Fabiano Ferraz.
Ana Gleide, Marilourdes Ferraz e Tailene Barros
Fabiano Ferraz, Manoel Severo, Marilourdes Ferraz e Tailene Barros
Manoel Severo, Marilourdes Ferraz e Tailene Barros
Ana Gleide, Marilourdes Ferraz e Betinho Numeriano
Por quase duas horas Marilourdes Ferraz e Fabiano nos proporcionaram contatar com memórias extraordinárias guardadas com muito zelo pela família. Os primeiros contatos com a realidade da vida das volantes, as constantes visitas de militares à casa da família, as intermináveis conversas nas varandas rodeadas por personagens daquela dura saga, as memórias do pai, os primeiros escritos, as dificuldades, as lembranças e os desafios vencidos na edição de O Canto do Acauã; um dos grandes clássicos da literatura do cangaço.
O Canto do Acauã, clássico da literatura do Cangaço, autoria da pesquisadora e escritora Marilourdes Ferraz que traz as memórias de seu pai, comandante de volantes, nazareno, Manoel Flôr.
Manoel de Souza Ferraz, ou "Manoel Flor" por fazer parte da família Nazarena dos Flôr, filhos do patriarca João Flôr. Junto com seus irmãos, notadamente Euclides e Odilon, viriam a se destacar dentre os muitos nazarenos que desde muito cedo entraram na saga de perseguição a Lampião e seu bando. Nasceu na fazenda Ema em 1901 e faleceu em 1974.
Veja a Entrevista na íntegra no Canal do
Cariri Cangaço no YouTube
Marilourdes Ferraz entrevistada por Manoel Severo
Canal do YouTube do Cariri Cangaço
Cariri Cangaço entrevista Marilourdes Ferraz,
Recife,PE 19 de agosto de 2025









Nenhum comentário:
Postar um comentário