No Coração de Teresina ergue-se o Palácio de Karnak

Palácio de Karnak, Teresina-Piauí

O Palácio de Karnak é a sede oficial do Poder Executivo Estadual do Piauí. Antes era a chácara residência do Barão de Castelo Branco, e só em 1926 passou a sede do Governo Estadual e Residência oficial do Governador, na gestão de Matias Olímpio de Melo. O último governador a residir no palácio foi Petrônio Portella. O nome Karnak vem de um templo do antigo Egito, e a arquitetura do palácio foi inspirada em templos gregos. Na década de 70, no governo de Alberto Silva, recebeu jardins de arquitetura contemporânea projetados pelo paisagista Burle Marx.

Tailene Barros e Manoel Severo

O Palácio de Karnak, um dos principais marcos arquitetônicos do Piauí, carrega uma rica herança cultural. Construído em meados do século XIX e inspirado em um templo grego, o Palácio tem servido como sede do governo estadual por décadas. Sua estrutura majestosa e imponente testemunhou momentos históricos cruciais para o estado e o país. Não  há registro seguro quanto à data de construção do Palácio de Karnak, sabe-se apenas apenas que é remanescente  da segunda metade do século XIX.

Um dos primeiros proprietários, ao tempo do império, foi o magistrado Dr. Gabriel Luiz Ferreira, que ali manteve  um educandário d grau médio em 1890, e encerrou suas atividades antes do fim do século. Em 1891, Luiz Ferreira, primeiro governador constitucional do Piauí, vendeu o imóvel aos Barões de Castello Branco até transferi-lo ao governo do Estado.

Tailene Barros e Manoel Severo

Gabriel Luiz Ferreira; foi membro do Partido Conservador do Império e deputado provincial no Piauí de 1876 a 1879. Formou-se pela Faculdade de Direito do Recife em 1882, aderiu ao movimento republicano e após a proclamação da República continuou a atuar na política piauiense. Foi governador do Piauí, de 28 de maio a 21 de dezembro de 1891. Durante sua gestão foi instalado o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí em 1 de outubro de 1891..Em 1894, foi eleito deputado federal e exerceu o mandato até a sua morte. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1895.

Brasão Castello Branco

Mariano Gil Castello Branco, primeiro e único Barão de Castello Branco oriundo de uma das famílias de origem portuguesa mais aristocrática do Piauí e de toda o Nordeste, era filho de um casal de primos em terceiro grau Dom Mariano Gil Castello Branco e Dona Vitória Perpétua de Jesus, ambos bisnetos de Dom Francisco da Cunha e Silva Castello Branco, rico fazendeiro na região de Campo Maior no Piauí, que em 1765 teve a sua nobreza oficialmente reconhecida pela coroa portuguesa a mercê do atestado de fidalguia e nobreza, comprovando que seu avô materno, Dom Francisco da Cunha Castello Branco se estabeleceu no Piauí após sofrer um naufrágio na região litorânea piauiense e que o mesmo descendia de alguns dos mais relevantes monarcas medievais europeus, nomeadamente Dom Afonso Henriques I. Também descendiam os fazendeiros Dom João Rego Castello Branco e Dom Luís Carlos Pereira de Abreu Bacelar "Luís Carlos da Serra Negra", bem como o presidente Humberto de Alencar Castelo Branco; e de ramificações das famílias Ferraz e Pereira da Silva, dentre outras.

Complexo de Templos Karnak em Tebas, Egito

O Palácio Karnak possui linha neoclássica com elementos arquitetônicos greco-romanos, sua denominação “Karnak” evoca ao antigo Egito e um de seus mais famosos conjunto de Templos em Tebas, apesar do Palácio não guardar nenhuma semelhança com os templos do Egito antigo.

Veja toda a visita do Cariri Cangaço ao Palácio de Karnak no Canal do Cariri Cangaço no YouTube, link abaixo:

Visita do Cariri Cangaço ao Palácio de Karnak, Teresina PI 
Canal do Cariri Cangaço no YouTube

Visita Cariri Cangaço ao Palácio de Karnak, 26/10/25 Teresina PI 

Nenhum comentário: