Cariri Cangaço Visita Natal



Cariri Cangaço e SBEC em Natal

Foi uma grande satisfação para nós que fazemos o Cariri Cangaço nos reunirmos em Natal com um grupo tão seleto de amigos numa noite de "trabalho" extremamente agradável. Na noite deste último dia 05, estivemos jantando na cidade de Natal com os amigos: Sérgio Dantas, Ivanildo Silveira, Múcio Amaral, Rostand Medeiros e João Marcílio.

O encontro, programado dentro do planejamento de construção do Cariri Cangaço 2010, trouxe novas informações aos confrades e também foi muito importante para acolhimento de sugestões e orientações para esta nova edição, pré marcada para o mês de agosto deste ano.


 Aderbal, Sérgio Dantas e Ivanildo Silveira


Rostand Medeiros, Severo e Múcio Amaral


Ivanildo Silveira e Gabriel Barbosa 

Dentre a pauta extensa da conversa, o cangaço como não poderia deixar de ser ocupou lugar de destaque, entretanto houve tempo para discussões sobre outras temáticas ligadas à história do nordeste e ainda sobre ajustes na sugestão de programação e visitas técnicas.

Confirmados para estarem no Cariri Cangaço 2010 quando agosto vier, foi mais uma vez evidenciado pelos companheiros, o sentimento de harmonia;que o evento acabou proporcionando a todos os amantes da temática.


Dr.Sérgio Dantas confirma participação no Cariri Cangaço 2010

Na oportunidade foi selada a participação importantíssima do Dr. Sérgio Dantas como conferencista com o tema: O Cangaço sob o Olhar da Lei ; e do Dr. Múcio Amaral com o tema Antonio Conselheiro, um Perfil.Tivemos ainda a confirmação do Dr. Ivanildo Silveira coordenando uma de nossas mesas e dos confrades Rostand Medeiros e Dr. João Marcílio.

De Natal a Organização do Cariri Cangaço ainda terá agendas em Recife, Garanhuns, Buique, Piranhas, Poço Redondo e Paulo Afonso.

Manoel Severo - Aderbal Nogueira

12 comentários:

IVANILDO ALVES DA SILVEIRA disse...

AMIGOS DO CARIRI CANGAÇO:

Receber o "SEVERO / ADERBAL", e sua comitiva em nossa cidade (Natal/RN), no último dia 05, foi motivo de alegria e satisfação para todos nós.

O encontro se deu em clima de festa, contudo, naquela oportunidade, foram discutidos e apresentadas sugestões, para o "EVENTO CARIRI CANGAÇO - 2010", pelos colegas, Dr. Sergio Dantas; Dr.Rostand Medeiros; Dr. Múcio Amaral; João Marcilio e nossa pessoa.
Vale ressaltar, que a construção desse grande evento, se dá de forma harmônica e democrática, dai, o seu sucesso total.

Um abraço a todos.

IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Membro da SBEC
Natal/RN

Sérgio Dantas.'. disse...

Endossando as palavras do nosso respeitado professor Ivanildo, é justamente por essa abordagem democrática que o evento CARRI CANGAÇO fez e fará sucesso.
Onde NÃO HÁ radicalismo, lampejos de intolerância ou decisões autoritárias, sempre se experimenta êxito pleno.
Expresso aqui nossa satisfação em receber os confrades Severo e Aderbal em nossa pequena, mas acolhedora cidade.
Abraço
Sérgio Dantas.'.

Anônimo disse...

Bom dia Severo,

Cariri Cangaço abrindo fronteiras !!!! Parabéns

Abraços de Feliz Ano Novo

Iris Maia - Cimento Nassau / Mossoró

Helio disse...

Amigos do Cariri Cangaço,

Já me pronunciei em postagens anteriores sobre o cuidado e o zelo com que o amigo Severo tem feito tudo para termos um bom evento.

Hoje me surpreendi com a seleção sendo montada e a equipe do Cariri Cangaço e SBEC "doida no meio do mundo!!!""" isso nos enche de entusiasmo, mas quem conhece esse cabra chamado Severo, não consegue deixar de se entusiasmar quando ele fala do Cariri Cangaço, fala com segurança e paixão.

Pois é, fiquei cinco dias sem ler o blog e quando acesso hoje, vejo as novidades dos palestrantes já sendo escalados... rapaz! Todos de nível altíssimo: Professor Lemuel, Doutor Múcio Amaral, Dr. Ivanildo, Dr. Honório, sensacional. E um em especial acabou me deixando muitíssimo feliz, Dr. Sérgio Dantas, com certeza para mim vai ser uma grande satisfação conhecê-lo pessoalmente, pois o tenho como um dos "papas" da pesquisa do cangaço, ao lado de outros mestres como Frederico, Amaury, Alcino, enfim.

Dr. Sérgio Dantas, saiba que será um grande prazer para o nosso Ceará recebê-lo no Cariri Cangaço, seja bem vindo a essa que eu chamo de família cariri cangaço. Severo você é um doido.

Abração,

Professor Mario Hélio

Anônimo disse...

Na verdade o debate enfocando os aspectos da Lei, processos, magistrados,e suas implicações, enfim; à época do cangaço será de uma importancia extrema, discussões dessa natureza com certeza trarão brilho especial ao Cariri Cangaço

Dr. Ruberto Franco - Advogado
Meireles - Fortaleza CE

Anônimo disse...

Ter uma conferencia sob essa temática com certeza será um momento importante para o seminário, Dr, Sérgio Augusto Dantas, que é juiz de direito e um grande pesquisador do cangaço, nos proporcioná sem dúvidas nenhuma a oportunidade de também conhecermos as mazelas da justiça ao tempo de Virgulino.

Saudãções,

Felipe Lima - Juazeiro do Norte

Anônimo disse...

valeu pela oportunidade de discussão de tão instigante temática.

Rômulo - Juazeiro

Sérgio Dantas.'. disse...

Agradeço todos os comentários postados, nos incentivando a proferir uma palestra sobre a questão da legislação e funcionamento da Justiça de então (com suas 'mazelas' e tudo mais), mas não estou convencido que este seja um tema que possa gerar um debate interessante, pois por mais que se tente explicar - e mesmo justificar - o funcionamento do binômio 'processo legislativo x processo judicial', vai prevalecer sempre a visão distorcida, tacanha e até um tanto preconceituosa apregoada à farta por alguns setores da mídia e da classe política (sempre interessados em denegrir).
Ademais, em Guerreiros do Sol – obra imprescindível para quem desejar opinar sobre o assunto – Frederico Pernambucano de Mello derruba por completo o ‘mito’ de que a injustiça seria a causa única do cangaço. (segue...)

Sérgio Dantas.'. disse...

...Insistir em contrário, a meu ver, só demonstra falta de conhecimento e a exacerbação daquele velho prazer mórbido do brasileiro em culpar as instituições do país por tudo de ruim que acontece. (Ele esquece que é cidadão e que também tem sua quota de responsabilidade). Mas, culpar é sempre mais fácil. Isso é cultural, histórico, recorrente e talvez jamais haja mudança nesse particular. Afinal, em sua grande maioria, o brasileiro forma seus pontos de vista pelo que ‘lê’ na Rede Globo, e não nos livros....
Tenho convicção que há temas mais palpitantes a discutir que este que ora nos é carinhosamente sugerido.
Abraço

Anônimo disse...

É lamentável, mas o Dr. Sérgio Dantas tem razão quando fala da tendência absurda e natural de culpar as instituções por tudo de ruim que acontece, eximindo de culpa a quota de cada cidadão, é o preço infeliz que nossa sociedade tem que pagar às "redes Globos" da vida, lamentável. parabens Dr. Sérgio.

Entretanto continuo achando que sem dúvidas o tema será com certeza muito interessante, principalmente tendo o senhor como conferencista.

Dr. Ruberto Franco

Anônimo disse...

Caro Professor Manoel Severo: Como postei em outra ocasião, gostaria de encontrar novas matérias escritas pelo Doutor Sérgio Augusto Dantas, pois a experiência dele na escrita e naquilo que ele expõe é de grande importância para quem está estreando na História do Cangaço. Grato.
Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha-Ba. e-mail: antonioj.olieira@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Caro Juiz Doutor Sergio Dantas, estamos esperando muitos e muitos artigos escritos pelo senhor.
Abraços,
Antonio Oliveira - E-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br