O Caipira de Poço Redondo Confirma Presença




Alcino Costa e Manoel Severo, em visita a Poço Redondo

Poço Redondo, cidade sergipana, à margem direita do Velho Chico (sentido nascente-foz) é o município onde localiza-se a famosa grota do Angico, cenário do último ato do Rei do Cangaço, Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, na madrugada de 28 de julho de 1938.

Alcino Alves Costa, o inigualável "caipira de Poço Redondo", autor dentre outros de, "Lampião Além da Versão - Mentiras e Mistérios de Angico", é um personagem sem igual; quase sempre encontrado em rodas de conversas em qualquer das praças da simpática Poço Redondo; antigamente integrante do município de Porto da Folha; é sem dúvidas o grande historiador e memorialista da região. Profundo conhecedor de todas àquelas paragens às margens do São Francisco, se destaca como um dos maiores pesquisadores do cangaço e em particular do episódio final da vida de Virgulino: Angico.

Alcino , foi prefeito de Poço Redondo por tres vezes, entre as décadas de 60 e 70; um homem público diferente, se notabiliza pela maneira simples e cordata com a qual trata a todos que o procuram em busca de informações sobre Poço Redondo e sobretudo sobre Lampião. Poço Redondo ao lado de Paulo Afonso e da região do Vale do Pajeú, forma o tripé de onde sairam mais membros para fazer parte dos grupos cangaceiros durante o ciclo lampeonônico.


Família do confrade Alcino Costa, ao lado de Manoel Severo

Ali; na noite do último dia 14; Manoel Severo e Danielle Esmeraldo jantaram juntamente com o confrade Alcino Costa em Poço Redondo, oportunidade em que foi confirmada a presença do ilustre historiador e escritor na edição do Cariri cangaço 2010.

Danielle Esmeraldo ressalta, "quem conhece Alcino logo se apaixona. Sua maneira simples e extremamente humilde, um maravilhoso contador de histórias, um homem de um riso fácil e sincero. Para nós do Cariri Cangaço será novamente uma grande honra e satisfação contar com a presença deste grande pesquisador do cangaço, que é o Caipira de Poço Redondo".

Gabriel Barbosa

8 comentários:

Anônimo disse...

Caro confrade Severo,

Minhas saudações cangaceiras!

Como estás, meu grande? E os preparativos para o II Cariri Cangaço, estão indo de vento em polpa? Espero nos vermos nessa segunda versão!

Bom, venho por meio desse, fazer uma sugestão para que a comissão organizadora do evento avalie.

Conversando com algumas pessoas sobre o Cariri Cangaço, chegamos a um acordo da necessidade de uma palestra que verse em linhas gerais, sobre o contexto social do Nordeste no período da ascensão do cangaceirismo, assim, estaria sendo montado um campo profícuo para uma discussão que não só contemplaria o cangaço, mas como também outros movimentos sociais que foram de cabal importância para a constituição histórica do Nordeste.

Sugeriria, então, que no rol de conferências tivéssemos uma sobre o banditismo em sua conjuntura maior e o fanatismo religioso, pautada em teóricos que atribuem ser essa região - devido as condições climáticas -, áreas propícias ao desenvolvimento desses seres “socialmente transviados”. Essa seria uma boa oportunidade para a discussão sobre o fenômeno do padre Cícero, do cangaceirismo nas suas várias vertentes, do Sebastianismo, do próprio Canudos, etc. Como também se abriria visões múltiplas para a formação da religiosidade popular e do imaginário social nordestino (quando falo nordestino estou referindo-me as áreas sertanejas onde tanto a religiosidade e o banditismo apresentaram-se de forma mais atuante).

Agradeço a atenção e reafirmo os meus votos de estima.

Wescley Rodrigues

Anônimo disse...

Bom dia, Manoel Severo,

Você rodou por esse monte de cidade e não veio toimar água do Pajeú?

Assim ficamos enciumados...
Estamos à inteira disposição para o Cariri Cangaço 2010.Estamos trabalhando agora na organização do "I FESTIVAL DE MÚSICAS DO CANGAÇO", que deverá acontecer no dia 1º de maio/10, aqui em Serra Talhada.

Em breve estaremos divulgando o edial e ficha de inscrição.Saudações cangaceiras.

ANILDOMÁ E CLEONICE

Gustavo Nolasco disse...

Manoel, simplesmente sensacional seu blog. gostei muito. sou jornalista de Belo Horizonte e autor do projeto Os Chicos, por meio do qual estou percorrendo o rio São Francisco para documentar a cultura oral da população ribeirinha. Se puder, visite o nosso site (www.oschicos.com.br) para conhecer o projeto. Abraço e parabéns

Juliana Ischiara disse...

Caros amigos e colaboradores,

Endosso a idéia do colega Wescley, acrescentaria ainda o CORONELISMO, por haver uma linha tênue entre as duas temáticas, cangaço e coronelismo.

Caro Severo, penso que todos nós estamos felizes e agradecidos por seus esforços para construção do Cariri II. A confirmação do mestre Alcino, já nos sinaliza a grandeza e o sucesso que será o evento.

Um abraço fraterno.

Juliana Ischiara
Quixadá-CE

Anônimo disse...

Também endosso as palavras de Wescley e Juliana, acrescentando que o tema Coronéis do Nordeste, sem dúvidas trará muito "pano para as mangas"....

Parabéns aos amigos do blog.

Fernando Sampaio - Caruaru

CARIRI CANGAÇO disse...

Prezado Gustavo Nolasco,

Muito obrigado pelo comentário generoso a cerca de nosso blog. Ficamos felizes por conseguir contribuir, mesmo que um pouquinho, com o fortalecimento de nossas raízes, origens e cultura,e de alguma forma, contribuir para a construção dessa confraria de amigos.

Com certeza vamos visitar e divulgar teu trabalho, para nós será uma satisfação.

Receba nosso abraço fraterno e seja bem vindo a família Cariri Cangaço. Peço ao amigo que me envie seu email para que possamos inclui-lo na REDE CARIRI CANGAÇO.

Abraços,

Manoel Severo - Cariri Cangaço

Helio disse...

É isso amigos a temática dos Coronéis terá tudo para trazer um tempero especial ao evento.

aqui mesmo nossos coronéis: Isaias Arruda, Santana, Zé Inácio, Floro Bartolomeu....sem fa
lar do coronel de saia Fideralina e Marica Macedo, só para ficar nos cearenses.

Professor Mario Hélio.

CARIRI CANGAÇO disse...

Caros amigos, Wescley, Juliana e Hélio;

Com certeza estamos nos esforçando para trazer ao Cariri Cangaço um conjunto de temas verdadeiramente vibrantes. No ano passado o subtítulo do evento foi: Lampião no Ceará-Verdades e Mentiras; em 2010 teremos: Coronéis, Beatos e Cangaceiros.

Dito isso posso adiantar aos companheiros que já temos confirmadas, e postarei em breve, personalidades que nos trarão um manancial de conhecimentos sobre os referidos temas, e aí, teremos "Coronéis" com certeza, rsrsrs.

Abraços e fiquem atentos, dia a dia estaremos postando os convidados e seus temas para 2010.

Manoel Severo - Cariri Cangaço.