Aderbal Nogueira libera Vídeo inédito com Chiquinho Rodrigues

.
Aderbal Nogueira e sua Laser Vídeo estão longe de divulgar 20% de todo o maravilhoso acervo que possuem sobre o tema cangaço; resultado de anos e anos de pesquisa, andanças, dedicação e paciência, percorrendo este "mundão de meu Deus" que são as caatingas nordestinas. Conversando com Aderbal, conseguimos persuadi-lo para, "passo a passo" , nos conceder o previlégio de alguns desses momentos marcantes, agora é esperar e se deliciar com "pequenas porções" de nossa história e o talento da equipe de Aderbal Nogueira.

Neste primeiro vídeo, temos a primeira parte da entrevista de Chiquinho Rodrigues, no município de Piranhas nos trazendo detalhes do marcante episódio da invasão à cidade ribeirinha; do cangaceiro Gato, na tentativa desesperada de resgatar sua amada Inacinha. A entrevista foi concedida a Aderbal Nogueira e Paulo Gastão. vem comigo!


Acervo de Aderbal Nogueira - Laser Video
Cariri Cangaço
.

12 comentários:

Anônimo disse...

Tenho o DVD Fatos da Laser Video, sensacional, como posso adquirir esse DVD sobre o ataque de Lampião a Piranhas?

Saudações cangaceiras,

Levi Conceição

Yuri Luna disse...

É importante dizer que NÃO FOI LAMPIÃO que invadiu Piranhas e sim o grupo de Gato, Virgínio e Corisco, logo após a prisão de Inacinha pelo tenente João Bezerra.
Parabens ao incansável Aderbal Nogueira por mais esse trabalho, dentre os muitos que produz com a qualidade conhecida. Parabens Severo por conseguir trazer a parti de agora esse manancial raro para todos os amantes do tema.

YURI

Anônimo disse...

Amigo Aderbal, seu trabalho merece todos os créditos, acho que deveria colocar seus documentários a venda através da internet.

Alguém pode informar onde podemos adquirir o documentário de Paulo Gil Soares, Memórias do Cangaço?

Professor Alberto Lima

ADERBAL NOGUEIRA disse...

Amigos, espero que em breve possa editar mais algum trabalho sobre o cangaço pois, como disse em entrevista ao Kiko no Lampiao Acesso, vou fazendo aos poucos quando me sobra algum tempinho. Quanto ao ataque a Piranhas, ainda não tenho nada editado. Na medida do possível vou colocando um pouco por vez do original, e também de outros fatos, ok? Espero que seja do agrado de todos.
ADERBAL NOGUEIRA

Anônimo disse...

O ataque a Piranhas foi um dos mais selvagens episodios do cangaço, com a marca da perversidade de dois dos mais sanguinários cangaceiros que foram corisco e gato.
É muito importante que Aderbal possa fazer um trabalho sobre o ocorrido, unma vez que marcou muito na historiografia cangaceira. Quem também com certeza possui algum material sobre o assunto é o doutor Paulo Brito, filho do tenente Bezerra; atualmente reside me Recife. Poderiam também juntar algum material do próprio pessoal em Piranhas, o senhor prefeito Inacio de Loiola e o pesquisador Jairo Luis.
Abraço a todos.

Renato Muniz
ARACAJU SERGIPE

Unknown disse...

Grande Severo, parabens pela postagem e parabens a Aderbal.
Por falar em Gato, o cangaceiro era o "cão em forma de gente". Matava indistintamente até pessoas da própria família, além de ter ameçado de morte a mãe, acabou assassinando um primo de nome Mourão ao lado do cangaceiro Mormaço, depois de um desentendimento em uma festa no Raso da Catarina. êta Gato enjoado!
Morreu como viveu, feito um louco.

Abraços,
Assunção

Manoel Severo disse...

Amigo Yuri, vc tem toda a razão, Lampião não fez parte desse episódio de invasão a Piranhas e com certeza o competente Aderbal irá um dia nos brindar com um ótimo documentário sobre o episódio.

Caro Alberto, visite o Youtube e procure o "memorias do cangaço" paulo gil soares, com certeza vc vai encontrar em partes, incusive vou trazer para postar em nosso blog também.

Valeu Assunção pelo comentário, obrigadão. O nosso amigo João de Sousa Lima, grande escritor e pesquisador renomado, de Paulo Afonso, acabou de produzir um filme espetacular sobre Gato, se amigo desejar maiores informações entre em contato com o nosso querido João de Sousa,através de seublog:

joaodesousalima.blogspot.com

Abraço fraterno a todos.

Manoel Severo
cariricangaco.com

Narciso disse...

Sensacional Aderbal,mais uma relíquia do seu belo trabalho com a Laser Vídeo,parabéns.
Narciso - João Pessoa,PB

Anônimo disse...

Tô aqui rezando um rosário bem apressado para o próximo capitulo da novela “A invasão de Piranhas, por Chiquinho Rodrigues” chegar logo. O Cariri Cangaço inicia uma nova fase com a telenovela do cangaço. Vai dar mais audiência do que a Globo.
Um abraço aos noveleiros,

C Eduardo.

CARIRI CANGAÇO disse...

Pois é amigo Carlos Eduardo, o grande Aderbal foi "catucar onza com vara curts", agora vai ter que arranjar tempo para montar os milhares de depoimentos "inéditos e reveladores" que possui, rsrsrs

Grande abraço de seu amigo,

Manoel Severo

Unknown disse...

Moro em minas gerais gosto muito do tema cangaso tenho muita vontade de vizita piranhas

ESPAÇO DO (FU) CHICO SENNA disse...

Em que ano faleceu o "Coronel Chiquinho Rodrigues, Piranhas- AL.?