Antônio Porfírio e sua Alagadiço

.
Sawaninha e a réplica do famoso ferro de Zé Baiano, mantido no Museu de Alagadiço

Gostaria de compartilhar um telefonema que recebi nesta sexta-feira do confrade Antônio Porfírio, de Frei Paulo, quer dizer, de Alagadiço, Sergipe. Há dois anos tive a satisfação de visitar juntamente com minha família; Danielle, Sawanna, Pedrinho, Emily e Manoela; a simpática Alagadiço, famosa pelos episódios de triste lembrança, perpetrados pelo "Gorila de Chorrochó", Zé Baiano. Ali, sob a orientação do pai do amigo Porfírio, conhecemos boa parte da história de sofrimento da vila e de seu povo.

Quando Virgulino Lampião estava no auge de seu "segundo reinado" em terras sergipanas, estabeleceu Frei Paulo como sesmaria pertencente ao perverso Zé Baiano, da famosa família de cangaceiros Ingracias. Por ali o grande Rei do Cangaço passou por quatro vezes e ali se deu o episódio de emboscada e morte do ferrador do cangaço Zé Baiano. No local, sob a coordenação do amigo Porfírio foi erquido um mausoléu e um museu, reunindo parte do espólio dos personagens da saga  cangaceira em Alagadiço.

Local da morte de Zé Baiano e seu grupo

Pois bem, nesta sexta-feira a tarde qual não foi minha supresa ao receber a ligação de Antônio Porfírio, que entre uma conversa e outra, comentava sobre o importante papel do blog do Cariri Cangaço no fortalecimento dos espaços de pesquisa e discussão do tema cangaço, ao mesmo tempo em que nos assegurou a excelente aceitação de nossa humilde revista eletrônica no estado de Sergipe. Em tempo nos convidou para participar no próximo dia 12 dos festejos da padroeira de Alagadiço e confirmou sua presença no Cariri Cangaço 2011.

Ao amigo Porfírio e sua família o abraço do Cariri Cangaço.
.

6 comentários:

Anônimo disse...

Querido Severo,

Que alegria e prazer estou sentindo lendo a postagem de Antônio Porfírio. Porfírio é um especial e querido amigo. Amigo e companheiro que carrega em seu espírito e em seu sentimento a chama da lealdade e do companheirísmo

O seu encantamento pela fonte cultural do povoado Alagadiço, município de Frei Paulo, em Sergipe, é algo maravilhoso e sublime.

Que bom ele está junto de nós.

Severo, meu amigo, como a sua família é linda. A Sawaninha, tem um nome difícil de se escrever, mas é detentora de uma beleza exuberante, o seu rostinho lindo mais parece a flor de uma caibreira dos campos de nosso sertão.

Porfírio para você o meu abraço e para Severo, Danieli, Gabriel e família o meu carinho e o meu amor por todos.

Para Sawaninha um beijo de um pobre coitado que em sua triste velhice quando olha para mocinhas lindas e belas como minhas filhas e netas, sinto uma emoção muito grande e não domino minhas lágrimas que escorrem pelo meu curtido e ressequido rosto.

Estou chorando. Beijos em vocês.

Alcino

CARIRI CANGAÇO disse...

Amigo Alcino, velho "Caipirão de Poço Redondo" sabes que moras em nosso coração.

Que Deus Supremo o abençoe sempre...

Manoel Severo

Narciso disse...

Bela postagem amigo Severo,e a cada
reencontro mesmo que virtual diante de tantas postagens, é fascinante encontrar os amigos; e o
nosso caipira essa pessoa extraordinária do sergipano Alcino
que esbanja sinceridade e respeito,e quem o conhece sabe da sua integridade...as lágrimas são verdadeiras. Grande abraço.

Narciso Dias

Anônimo disse...

Manoel Severo, sua filha é lindíssima. parabéns também por isso, rsrs

Patrícia Mont'Alverne
Fortaleza

Manoel Severo disse...

Amigo Narciso, que satisfação reencontrá-lo, muito obrigado por sua constante atenção.Quando puder venha nos visitar no Cariri do Brasil.

Patrícia, obrigado pelos elogios a minha amada Sawanna, hoje ela não dorme...apesar de está do outro lado do mundo, rsrs

Abraços aos amigos

Manoel Severo
Abraço

Anônimo disse...

Realmente e muito sastifatorio ter alguem que exalte o nome e historia da minha querida terra ALAGADICO