A Lei de Chico de Brito Por:Ivens Mourão

.
Francisco de Brito, o famoso "Chico de Brito"

O cratense Francisco de Brito ficou famoso em todo o Nordeste como Chico de Brito. É o pai do repórter da Globo, Francisco José, baseado em Recife. Por sinal a semelhança física é enorme. O Sr. Francisco era uma pessoa cheia de opiniões. Só prevalecia aquilo com que ele concordava. No seu território, era um verdadeiro rei. O Luís o conheceu sempre vestindo uma roupa caqui. A calça e a blusa, de mangas compridas, sempre da mesma cor e do mesmo tecido. Ai daquele que fosse contra uma opinião sua! O seu prestígio era tamanho que, se alguém perseguido pela polícia se segurasse em uma estaca da cerca das terras do Chico de Brito estava salvo! Nenhum policial se aventurava a prender alguém que se socorrera do velho, mesmo que fosse segurando numa simples estaca. As estórias são tantas, que hoje é impossível distinguir o que é verdade daquilo que é pura lenda. Surgiu, então, a expressão de “Lei de Chico de Brito”, quando alguém quer se referir a uma determinação fruto apenas da vontade própria.

A versão da história de como surgiu a expressão “Lei de Chico de Brito” está contada na Revista cratense A Província, em artigo assinado por Raimundo B. de Lima. Este ouviu o seu pai, José Barros Cavalcante, contar inúmeras vezes, por ter sido testemunha ocular. O meu cunhado, Edson Teixeira, também ouviu o testemunho de outro filho do Chico de Brito, Francisco Brito, a mesma explicação da expressão, que é a seguinte:

Cel. Antônio Luis Alves Pequeno


No Governo do Accioly no Ceará, era intendente do Crato o Cel. Antonio Luís Alves Pequeno. A política virou, e assumiu o Governo do Estado o Cel. Franco Rabelo. Este nomeou para Intendente do Crato o Cel. Francisco José de Brito. O antigo Intendente não quis entregar o posto. O novo Intendente foi ao Lameiro e falou com outras figuras importantes da cidade: Francisco Calaça, Diógenes Frazão, Abdon da França Alencar, César Pereira. Com esses e mais outros homens de confiança, entre eles Augusto Pereira Amorim, foram até à Prefeitura, encontrando-a fechada. Colocaram a porta abaixo. O Cel. Francisco José de Brito sentou-se na cadeira do Intendente, como uma maneira de formalizar a posse. Nisto, surge o Dr. Irineu Pinheiro (veio a se tornar o maior historiador do Crato), sobrinho do Intendente deposto. Revoltado, perguntou:

- “Mas que Lei é esta, me diga?”
O novo Intendente sentenciou:
- “É a Lei de Chico de Brito! Esta Lei eu mesmo fiz”


O Cel. Antônio Luís Alves Pequeno foi  substituído pelo famoso Chico de Brito na Prefeitura de Crato. A semelhança do Chico de Brito com o filho Francisco José, repórter da Globo, é total

Fonte: blogdocrato
Dihelson Mendonça
.

15 comentários:

Rennê Felipe disse...

meu nome e JANEDSON BANTIM, gostei da materia que fala do Cel. Antonio Luiz A. Pequeno.
Manoel eu estou fazendo uma pesquisa sobre cel. antonio luiz a. pequeno pai, filho e neto, porque eu sei que o crato teve como prefeito os tres, mas eu só tenho material sobre o pai e o filho, será que vc não tem alguma coisa que fale sobre o terceiro antonio luiz (neto); ficarei muito agradecido se vc mim conseguir essas dados. meu fone :3521.8980.

ADAILTON RAMALHO disse...

MANOEL, VC ESTA SABENDO DO FILME SANGUE NO SERTÃO QUE A CONGREGAÇÃO SALESIANA ESTA PRODUZINDO EM JUAZEIRO E CRATO? OS ENSAIOS ESTÃO BEM ADIANTADOS, E NA PRÓXIMA SEMANA(16/01) COMEÇAM AS GRAVAÇÕES. EU INTERPRETO NO FILME O CEL ANTONIO ALVES PEQUENO.
UM ABRAÇO!
ADAILTON RAMALHO

CARIRI CANGAÇO disse...

Amigo Adailton, realmente não tinha conhecimento desta produção, fico feliz que possamos ter iniciativas como essa. Vc teria como estreitar o contato com os produtores? caso eles achem oportuno poderíamos usar o canal do Cariri Cangaço para divulgação, compartilhamento e até quem sabe, o lançamento futuro.

Abração
Manoel Severo

http://alvaalvespequeno.spaces.live.com disse...

Boa tarde Meu nome e Alvanir Alves Pequeno .

procuro informações da família Alves Pequeno ou só da família Pequeno, sua origens , HISTORIA DA MESMA NO RASIL FICO GRATO ASS ALVANIR ALVES PEQUENO

e-mail alvanirpequeno@gmail.com

http://alvaalvespequeno.spaces.live.com disse...

Meu no nome e Alvanir Alves Pequeno

procuro noticias da família Alves Pequeno ou Família PEQUENO, SUAS ORIGENS E HISTORIAS FICO GRATO

ALVVANIR ALVES PEQUENO

e-mail alvanirpequeno@gmail.com

Sergio Theodoro disse...

Oi meu nome é Sérgio theodoro Alves Pequeno, a nossa família depois de sair do Crato foi para Juiz de Fora em Minas Gerais, mais tarde se instaram em Muriaé mg, interior de Minas Gerais onde estamos até hoje

Unknown disse...

Meu pai q hj tem 80 anos sempre usou essa expressão em casa e dizia q era "a lei de Chico de Brito" e hj eu me lembrando de minha infância fiquei curiosa e fui pesquisar no Google. E não é q existe mesmo! Meu pai é cearense. Gostei muito da matéria. Uma pena q meu paizinho não seja interado na Internet pra eu compartilhar essa publicação.

Cana Brava disse...

Britos descedentes de Farias Brito estão na Guaraciaba,São Benedito,Graça,Cocal dos Alves e Ararendá-ce.

assis vale disse...

Edsa é a lei que ainda prevalece na casa da minha mãe, dona Graça Vale.

Eneas Leite disse...

Meu pai, Antonio Alencar Leite, nasceu em Tarrafas, que à epoca era distrito de Assaré. Ele está com 95 anos mas ainda fala das muitas estórias que viraram lenda no Sul do Ceará, dentre elas algumas envolvendo o folclórico Chico de Brito. Por sinal, ele sempre ameaçava aplicar a famosa lei em nossa casa, quando fazíamos uma danação. Sua interpretação da lei o levava a fazer uso de um cinto de couro nas pernas e no lombo da meninada.

Dinorah disse...

Seu Neta e a lei aqui em casa é a mesma !!!!

Jefferson Hannover disse...

Meu pai usa tanto essa expressão "lei Chico de Brito" que eu fiquei curioso pela origem. Parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Olá pessoal, meu pai se chama Raimundo Brito de Sousa estamos a procura da família dele, mas não temos muito detalhes, meu pai nasceu em Granja Ceará ele é filho de José Francisco Alves de Brito conhecido como Zé Chico

Unknown disse...

Chico de brito era um verdadeiro homem de palavra é respeito esse sim honrada seu nome

Anônimo disse...

Que legal! Diga pra ele que sua cidade continua linda, ao sopé da majestosa Chapada do Araripe.