É Hoje, Padre Cícero e Lampião na Saraiva do Iguatemy

.
Renato Cassimiro e Danielle Esmeraldo

Um dos episódios mais polêmicos de toda a historiografia do cangaço é sem dúvida a passagem de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, pela cidade de Juazeiro do Norte no Ceará, em Março de 1926. Juazeiro já àquela época com status de Meca Nordestina, pela marcante presença de seu fundador e principal líder espiritual e político, padre Cícero Romão Batista e sob a tutela de Floro Bartolomeu participava como uma das principais bases dos "Batalhões Patrióticos" criados pelo Governo da Velha República para combater os revoltosos da Coluna Prestes.

Padre Cícero Romão Batista, filho do Crato e pai de Juazeiro

Lampião teria sido convidado para montar fileiras nos Batalhões Patrióticos, pelo próprio padre Cícero? Teria sido por Floro Bartolomeu? Quem teria falsificado a assinatura do santo padre na carta convite a Lampião? Que ligações a família de Virgulino matinha com padre Cícero no Juazeiro? Lampião chegou a combater a Coluna Prestes? A polêmica patente de Capitão, foi ideía de padre Cícero? de Floro? de Benjamim Abraão? Perguntas, indagações, polêmicas...tudo isso e muito mais na noite Cariri Cangaço na Saraiva Mega Store, do Shopping Iguatemi, com a maior autoridade sobre o assunto: Professor Doutor Renato Cassimiro. Você  não pode perder.

Virgulino Ferreira em uma de suas mais famosas fotografias, em março de 1926 em Juazeiro do Norte

Noite Cariri Cangaço-GECC na
Saraiva Mega Store.
Conferencia de Abertura
"Padre Cícero e o Cangaço de Virgulino Lampião"
com o professor Renato Cassimiro.

Nesta Segunda; Dia 08 de novembro,
 as 19 horas
Livraria Saraiva - Shopping Iguatemi - Fortaleza
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Severo

Agradeço o convite, mais infelizmente não poderei me fazer presente, tendo em vista que tenho uma prova na Pos Graduação.

Cordialmente

Rodrigo Mont'Alverne
Gerente de Marketing
Grupo Guanabara

Anônimo disse...

Caro Manoel Severo, vou me esforçar para dar uma passada por lá. De qualquer forma, bom evento, o tema merece, vocês merecem, o cangaço agradece.
Um abraço. Até já

Jornalista Flávio Paiva.