Marcio Vasconcelos, no encalço de Lampião

.
Casa de Maria Bonita por Márcio Vasconcelos

Sem nenhuma dúvida, todos os que se aventuram de forma apaixonante pelas terras deste maravilho nordeste, sendo pesquisador do cangaço, da caatinga, do folclore, das manifestações populares, enfim; além de colher um manancial inesgotável de informações que estão construindo a nossa história, também irá se deparar com imagens sensacionais, que imortalizam o nosso habitat e acalentam nosso coração.

Alguns sem talento, como eu; apenas se esforçam em registrar para nosso álbum doméstico as investidas por tras das câmeras, outros; lapidados pelo tempo, pelo talento e pelo dom nato, nos presenteiam a cada dia, com seu olhar diferenciado, sua arte e seu sentimento, e aqui mesmo neste blog do Cariri Cangaço já tivemos a oportunidade de conhecer alguns desses monstros sagrados da fotografia, de nossa região. Começaria pelo meu Cariri do Brasil, destacando Pachelly Jamacarú, autor da fotografia dos Caretas, que embeleza nossa barra lateral; os grandes amigos, Dihelson Mendonça e Wilson Bernardo, que sempre colaboram e encantam nosso blog como sua arte, e não poderia deixar de registrar dois dos mais talentosos membros da família Cariri Cangaço: Leopoldo Kawisner e Dário Castro Alves, que nos deram o prazer de compartilhar conosco as edições do cariri Cangaço 2009 e 2010.

Márcio Vasconcelos
Mas, tudo isso para chegar ao fotógrafo maranhense Márcio Vasconcelos, responsável pelo espetacular Ensaio "Nas Trilhas de Lampião", iniciativa premiada  pela FUNARTE dentro do XI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia. O fotógrafo Márcio Vasconcelos percorreu mais de 4 mil km por todo o nordeste para registrar as imagens do "sertão que Lampião pisou". 

A partir do desafio de conhecer os lugares e os personagens de nosso universo sertanejo e do cangaço, Márcio percorreu de Serra Talhada, terra berço de Virgulino a Angico, cenário de sua morte. Dentre as muitas impressões, certamente todas marcantes, da experiência de Márcio Vasconcelos, estão as figuras de dois conhecidos da família Cariri Cangaço: Candeeiro e Elias Marques. Pelo grandioso trabalho, pelo talento e pelo grande resultado do "Nas Trilhas do Cangaço", trazemos um pouco do trabalho de Márcio Vasconcelos.


Nascido em São Luís, Márcio Vasconcelos é fotógrafo independente e se dedica a registrar as manifestações da cultura popular do estado. Costuma atender a várias agências de publicidade de São Luís e de forma paralela desenvolve projetos autorais em comunidades negras quilombolas, colônias de pescadores e aldeias indígenas do interior do Maranhão. Convidam a visitarem:

9 comentários:

Helio disse...

Belo trabalho jovem Marcos Vasconcelos, seja bem vindo a família do cangaço.

SDS

Professor Mario Heilo

Anônimo disse...

Grande trabalho, parabens.

Liduina Belchior

José Mendes Pereira disse...

Valeu, Márcio Vasconcelos pelo esforço de percorrer estas terras cheias de novidades!

José Mendes Pereira - Mossoró-RN

Rosário Pinto disse...

Manoel Severo, obrigada pelo apoio ao Cordel de Saia,
Bjs,
Rosário Pinto

Olá, Manoel Severo,
Lá do Cariri Cangaço,
Sua amizade é bem vinda.
A força do seu espaço,
O estímulo insentiva,
Sua resposta é aditiva.
Fica aqui o nosso abraço.

Anônimo disse...

Prezado Manoel Severo,

Grande prazer em conhcê-lo e tenha certeza, o seu conhecimento e interesse pelo sertão e pelo cangaço, também contribuiram para o sucesso do meu trabalho e para a conquista do prêmio Marc Ferrez, pois escarafunchei quase tudo sobre este tema para dar início às minhas andanças por este sertão encantador. Aí, é lógico, me deparei com o site do Cariri. Agradeço-o neste momento, embora que tardiamente.

Confesso-lhe que fiquei emocionado pelas sua palavras ao meu ensaio e agradeço por postar referências ao mesmo. Já anotei em minha agenda o evento de setembro e, salvo algum imprevisto, farei tudo para estar presente.

Coloco-me à disposição para colaborar no que for possível e estreitar este relacionamento sertanejo. Sinta-se tb à vontade para visitar esta terra do bumba-boi, tambor de crioula, quilombos, divino espírito santo, terreiros seculares de tambor de mina...Será um prazer recebê-lo.
Forte abraço e obrigado

Márcio Vasconcelos

Lima Verde disse...

Caro Marcos Vasconcelos, parabens por seu trabalho, cada fotografia nos trazem um pouco do nosso maravilhoso sertão, a fotografia do Cadeeiro, é como Aderbal falou: Belíssima!!!

E o mestre Severo já falou: Seja bem vindo a Família Cariri Cangaço e SBEC.

Fernando Cesar Lima Verde

CARIRI CANGAÇO disse...

Companheiro Marcos Vasconcelos, saiba que a satisfação e honra é toda nossa, seja bem vindo a nossa família Cariri Cangaço e com certeza será uma grande felicidade tê-lo conosco quando setembro chegar.

Manoel Severo

Anônimo disse...

Amigo Severo,
É com grande alegria que recebo esta nomeação de menbro da família Cariri Cangaço. Gentiliza me manter informados das novidades do assunto e dos preparativos para o evento de setembro.
Comunico-lhe ainda, que este meu projeto está inscrito num dos mais importantes prêmios de fotografias do Brasil, o Conrado Wessel, e o resultado sai até o final deste mês. Vamos torcer numa corrente de cabras machos sertanejos pra ver se conseguimos. Seria a glória e poderíamos comemorar juntos em setembro.
Abs e obrigado,
Márcio Vasconcelos

Kiko Monteiro disse...

Márcio não foi por falta de atenção saiba que assim que a folia nos der uma folga farei um artigo de divulgação em homenagem ao seu sublime trabalho no nosso www.lampiaoaceso.com

Parabéns