Memorial da CHESF recebe Conferências na noite de sexta...

.
Mesa de Abertura da terceira noite do Seminário de Maria Bonita

O Memorial da CHESF na cidade de Paulo Afonso acolheu a terceira noite do Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita. Para um auditório totalmente tomado, principalmente por alunos e professores, além de pesquisadores de todo o país, tivemos as Conferências do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo e do pesquisador Leandro Cardoso.

Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço
Leandro Cardoso, pesquisador e escritor

Manoel Severo, trouxe um paralelo entre as várias facetas da presença da mulher no cangaço, traçando reflexos entre as meninas do sertão do inicio do século XX e as meninas de hoje, aquelas e essas nos ajudando a descobrir o encantamento que o Cangaço exercia e exerce sobre a alma feminina. Severo também em um segundo momento apresentou a experiência exitosa do evento Cariri Cangaço em sua duas edições e com a edição 2011 já sendo formatada. O pesquisador e escritor Leandro Cardoso apresentou uma viagem sobre o universo do cangaço; as origens, as nuances, as mulheres e por fim a medicina na época do cangaço.

 Manoel Nascimento, de Mossoró
José Cícero, de Aurora
Wilson Seraine, de Teresina

A Mesa das Conferências da sexta-feira ainda tinham, Manoel Nascimento, pesquisador da cidade de Mossoró, representando a SBEC; José Cícero, Secretário de Cultura de Aurora e representante do Cariri Cangaço e Wilson Seraine, pesquisador de Teresina. 

 Manoel Severo ao lado do clã Nascimento, da cidade de Mossoró: Dra. Leila, Assis, Manuelzinho e Chagas Nascimento

João de Sousa Lima ao lado de Luiza e Ariane

Bosco André, Netinho do Clã dos "Flor" de  Nazaré e Jack de Witte

Professor Pereira, Dona Fátima e Dra. Francisquinha
,

8 comentários:

Helio disse...

A realização com sucesso do Seminário de Maria Bonita, juntamente com outros eventos de nível mostram o salto de qualidade que se conseguiu alcançar com o trabalho dos senhores. Parabenizo a todos.

E até setembro no Cariri Cangaço

Professor MARIO HELIO

Karla Renata disse...

A REALIZAÇÃO DESSE SEMINARIO É MARAVILHOSO. HOMENAGEAR UM GRANDE MULHER DO SERTÃO, VALENTE,. DESTEMIDA E AINDA ASSIM APAIXONADA. VALEU .

BEIJOS PARA TODO PESSOAL DO CANGAÇO E AO GRANDE INCENTIVADOR DE TUDO ISSO, MANOEL SEVERO

KARLA RENATA

Anônimo disse...

Aurora representada no evento de Paulo Afonso é uma coisa muito importante para a região, uma vez que o secretário Zé Cícero é um dos maiores incentivadores desse tema aqui na região. parabens amigos.

Paulo Arruda Bastos

Unknown disse...

Foi muito gratificante participar de um evento tão bem elaborado e de grande relevância para a região.

Até o próximo!

Ariane

Pauloafonsino disse...

pude estar presente no seminário e ouvi atentamente todos os palestrantes,inclusive o proprio Severo,mas a única queixa que muitos fizeram,foi em relação ao amigo Leandro Cardoso que prolongou demais o assunto,ficou muito chato ele tem que saber terminar no tempo serto.

Anônimo disse...

O evento foi muito bom e extremamente enriquecedor, todos que contribuiram para sua realização compartilhando um pouco de seu conhecimento com demais estão de parabéns!

Luiza

Julio Cesar disse...

Graaaaaannnnnde Severo

É sempre gratificante paricipar de eventos junto com voce e nossos queridos amigos.
Sua gentileza, elegância e presteza, forma um conjunto de qualidades que engrandecem e motivam os que são brindados com sua companhia.

Abraços a voce, Daniele, filhos e a todos os amigos de Crato, Juazeiro, Aurora, Barro, Missão Velha, Barbalha, Jati, Porteiras e outras localidades do grande e belo Cariri.

CARIRI CANGAÇO disse...

Querido amigo Júlio, sua generosidade é do tamanho de seu coração, obrigado meu companheiro, pelo estímulo constante.

Obrigado a Karla Renata, Mario Hélio e Paulo, pela atenção e aos amigos de Paulo Afonso , Luiza, Ariane e todos os alunos da UNEB e do IFET de Petrolina pela visita e participação.

Manoel Severo