Sinhô Pereira, Gilmar, Napoleão e Delmiro Gouveia...

,
Virgulino a época do ataque a Casa da Baronesa de Água Branca

Abaixo; transcrição do comentário do amigo pesquisador Gilmar Teixeira em artigo "Sinhô Pereira" do Mestre Napoleão Tavares Neves, pois é: Sinhô Pereira, Gilmar Teixeira, Napoleão Tavares Neves, Delmiro Gouveia e muita lenha na fogueira...
;

Parabens por tão belo texto,mais é preciso que o mestre me deixe fazer um aparte no seu nobre texto. Quando resolvir fazer um livro contando como foi a morte do Cel. Delmiro Gouveia,aprofundei estudos a respeito dos implicados na morte do mesmo,visto que Sinhô Pereira e seu Primo Luis Padre nas minhas pesquisas são os responsaveis pela execução do afamado Coronel,vamos por partes.
.
A fuga para Goiás nada é mais do que uma retirada da região pelo fato da prisão do Capitão Firmino que vem a ser o mandante e primo dos afamados cangaceiros, os mesmo ao saber da prisão do primo em Maceio, temendo que o mesmo abrisse o bico e os delatasse empreenderam fuga para Goiás.
.
A segunda fuga foi pelo mesmo motivo,a morte do Cel Coronel Delmiro Gouveia, vejam que quando um dos supostos assassino do Cel Delmiro,o Inácio Pia, vulgo Jacaré que vem a ser irmão do cangaceiro Moreno, morto recentemente, é preso no momento em que procurava emprego na fazenda do Coronel Inácio do Barro, prisão essa por coincidência feita pelos cangaceiros de Sinhô Pereira; como Jacaré já conhecia Sinhô Pereira lá de Pedra(Delmiro)o mesmo deduz que quando chegasse a Maceio o mesmo o entregaria para as autoridades de lá.

Pesquisador e escritor Gilmar Teixeira

Sabendo Sinhô Pereira que a viagem de volta do prisioneiro demoraria meses, o mesmo resolve assaltar a casa da Baronesa de Água Branca junto com Lampião, o mesmo espera o grupo fora da cidade, por que?Simplesmente a trama da morte do Cel Delmiro Gouveia foi feita na aludida casa ou seja as pessoas residentes o reconheceria tanto pela sua presença na casa quando foi feito os acertos para a execuçao do Cel Delmiro, como o parentesco com o Capitão Firmino, amigo da família da Baronesa, após o assalto é que Sinhô Pereira foge juntamente com um dos principais mandantes do crime, o Cel José Gomes de Jatobá, vindo os mesmos a morar na mesma cidade juntamente com Luis Padre que já se encontrava morando na região, veja que tudo encaixa em relação ao crime do Cel Delmiro Gouveia.
 .
Conclusão,a história da carta e do pedido de Padre Cicero foi uma invenção dos mesmos para encobrir um crime maior que era a morte do Cel Delmiro Gouveia.
Quer saber mais alguma a respeito do aludido crime? Compre o livro que será lançado  no Cariri Cangaço 2011.

Abraços aos amigos do Cariri Cangaço
Gilmar Teixeira.
.

8 comentários:

José Mendes Pereira disse...

Foi um bom esclarecimento sobre a história dos dois primos, incluindo o Jacaré e Delmiro Gouveia.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

PEDRO LUÍS disse...

PARABÉNS GILMAR!!!!
ESPERAMOS ANSIOSOS A PUBLICAÇÃO DE SUA OBRA!!!

PEDRO LUÍS

Anônimo disse...

Parabéns pela belíssima obra. Com certeza irei providênciar a compra do livro.

Anônimo disse...

Bom trabalho -Parabens -Alfredo Bonessi-GECC-SBEC

Anônimo disse...

Espetacular trabalho Gilmar, parabens. Na verdade a cada dia que passa ficamos sabendo que de nada sabemos, rs.

Tales Pontes

Anônimo disse...

Espetacular trabalho Gilmar, parabens. Na verdade a cada dia que passa ficamos sabendo que de nada sabemos, rs.

Tales Pontes

Anônimo disse...

Grande Gilmar, belo trabalho. Amigo as imagens das entrevistas com sua filha deu certo.
Aderbal Nogueira

Gilmar teixeira disse...

Caro amigo Aderbal obrigado pelo incentivo ao meu trabalho e fica meus agradecimentos por contribuição ao trabalho de minha filha Louise,as imagens ficaram execelentes,não poderia ser diferente,afinal sua equipe é de alto grau de profissionalismo e competencia,no cariricangaço 2011,apresentaremos o trabalho concluido e já fica o convite para formatura de Louise em dezembro,abraços do amigo Gilmar.