Antônio Linard uma legenda do Cariri Por:Manoel Severo

.
Antônio Linard

Por ocasião da visita de nosso confrade Jack de Witte ao Cariri do Brasil, tivemos privilégio de novamente visitar o complexo industrial dos Linard na acolhedora Missão Velha, portal de entrada do Cariri. Ali fomos recebidos pelo amigo Maraton Linard e seu filho Alônio Linard.

Por mais de duas horas estivemos visitando as instalações da Usina da família Linard, iniciada ainda no início do século passado,  a partir da determinação, trabalho árduo e muito talento de seu fundador, senhor Antônio Linard.

Residência da Família Linard

 Jack de Witte e Alônio Linard

 Jack de Witte, Alônio Linard e Bosco André

famoso Torno de Lampião

Alônio Linard, seu neto, que nasceu e cresceu dentro da Usina e desde criança se acostumou a percorrer e aprender todos os segredos de seu avô e pai; agora é um dos timoneiros do empreendimento; nos mostrou toda a estrutura do parque industrial e nos contou um  pouco da história desse grande pioneiro que foi Antõnio Linard. Uma das passagens mais marcantes foi seu relato de como seu avô fazia no início de tudo: "Vovô não sabia idiomas, então recebia catálogos da Inglaterra, da Alemanha e ia traduzindo com um dicionário e ia montando os moldes, as peças..." e assim se construiu uma das mais festejadas usinas de nosso Ceará. Sem falar no inusitado e marcante episódio de seu encontro com Virgulino Lampião nos idos entre 1926 e 1927, quando dali surgiu seu primeiro torno, o "Torno de Lampião"

NOTA CARIRI CANGAÇO: A família Linard é uma das mais tradicionais de nosso Cariri, com sede em Missão Velha, são também anfitriões de nosso Cariri Cangaço. Grande abraço aos amigos Maraton e dona Eailce Linard e seus filhos, estimados amigos, Amélia e Alônio Linard.
.

Um comentário:

Eduardo Bohme disse...

O grande investidor foi nada menos nada mais do
que Virgulino Ferreira da Silva- vulgo Lampiao - colocou na epoca 60 mil Contos de Reis. Essa quatia compraria 42 mil cabeças de gados na epoca!!!!!