Aqui tudo começou...

.
Casa das André, primeira casa do Barro

É na praça da Matriz de Santo Antônio, bem no centro da cidade, onde vamos encontrar a primeira casa do município do Barro. Construida pelo fundador da cidade, Pedro Rodrigues Santos, depois veio a pertencer a famíla André, uma das mais tradicionais do município; quando  passou a ser conhecida por "Casa das André".

 
Bosco André, Sousa Neto e o testemunho do fogo de Zeca André

 
A beleza da estrutura interna da casa das André

Foi ali o cenário de uma das passagens marcantes dos tempos do "bacamarte" quando a residência ocupada por Zeca André foi cercada por soldados do lugar, que travaram grande tiroteio que ainda hoje mantém suas marcar visíveis e fortes na janela principal.


Moacir Gonzaga, Manoel Severo, Walter Tavares e Bosco André 

Sob o busto de Padre Tiburcio, se encontram os restos mortais de dona Chiquinha Pereira

A casa das André, primeira edificação do Barro, fica bem em frente a Matriz da cidade, onde se localizava o antigo patamar da capelinha do Barro, local onde se encontram sepultados os restos mortais de Dona Chiquinha Pereira, mãe de Luiz Padre e tia de Sebastião Pereira. Hoje no local do antigo patamar se encontra o monumento com o busto do Reverendíssimo padre Tiburcio Granjeiro.

A Casa das André e o Antigo Patamar onde se encontra sepultada dona Chiquinha, farão parte das Visitas Técnicas do Cariri Cangaço, em Barro.

Produção Cariri Cangaço 
.

Nenhum comentário: