Piranhas, São Francisco e Angico, magia pura! Por:Manoel Severo

Deputado Inácio de Loiola, Múcio Procópio e Manoel Severo

Visitar Piranhas é sempre um presente inigualável, tanto pela beleza e magnetismo do lugar; terceiro destino turistico do estado das Alagoas, patrimonio histórico tombado; como por sua história e principalmente por seu povo. Ali somos acolhidos pela prefeita Melina Damasceno, pelo deputado Inácio de Loiola e os queridos amigos, Secretário Cacau e Jairo Luiz. Às margens do São Francisco, um dos principais centros de comércio do baixo São Francisco no inicio do século passado, foi dali que partiu a volante de João Bezerra no fatídico 28 de julho de 1938.

 Aderbal Nogueira, João de Sousa Lima e Múcio Procópio
Manoel Severo, Jairo Luiz e Afrânio

Saimos do mesmo porto de Piranhas, de onde partiu João Bezerra; era uma manhã fria como a de 28 de julho de 38. A bordo do "Volante", uma das embarcações da família Rosa, sob o comando do grande Célio e sob  a batuta do amigo Jairo Luiz, descemos o velho Chico fazendo o mesmo trajeto da volante que matou o rei do cangaço. Chegamos ao município de Poço Redondo, na margem sergipana do São Francisco.

O trilha até a grota é de cerca de 800 metros a partir das margens, o dia frio nos trouxe uma chuva intensa, talvez como a mesma que caia naquela manhã do cerco. Depois de aportar no Restaurante Angico, partimos para a Grota, a nos acompanhar...a chuva.

Canoa de Tolda, a nova atração da Rota do Cangaço, de Piranhas a Angico 
 Pedro Luiz, Jairo Luiz, Cacau, Inácio de Loiola e João de Sousa Lima
Manoel Severo e Deputado Inácio de Loiola

Sem dúvidas nossos anfitriões são uma história à parte. O deputado Inácio de Loiola como Timoneiro maior ao lado dos grandes profissionais Cacau e Jairo, estão fazendo acontecer naquele que é o mais belo município da Alagoas. O turismo tomou uma nova forma, com o cuidado da preservação patrimonial e a valorização da memória e história do lugar, Piranhas é porto e parada obrigatória para todos aqueles que amam a história do nordeste.

segue...
Manoel Severo

Um comentário:

José Mendes Pereira disse...

Confrade Manoel Severo:

Muito obrigado por você ter se lembrado do meu nome, isto é, do nome do "blog do Mendes e Mendes".

José Mendes Pereira