Quem matou Delmiro Gouveia ? Por:Gilmar Teixeira


Um dos mais esperados lançamentos dentro da Programação do Cariri Cangaço será sem dúvidas o "Quem Matou Delmiro Gouveia?" do pesquisador e escritor Gilmar Teixeira. A obra promete trazer luz à um dos mais polêmicos episódios do começo do século passado, quando o um dos mais ousados empreendedores da história do nordeste, o cearense de Ipu, Delmiro Gouveia é alvejado a bala na varanda de seu chalé, no final da tarde, na localidade de Pedra, atual Delmiro Gouveia.

O livro é uma verdadeira odisséia na busca da elucidação dos fatos, confrontando depoimentos e notícias da época, rastreando fatos que passaram despercebidos quando ainda no calor dos acontecimentos. Vale a boa leitura e o conhecimento dos registros. Agora é esperar o lançamento do livro de Gilmar Teixeira e colocar mais lenha na fogueira das "mentiras e mistérios" das histórias do nordeste.

Gilmar Teixeira, o homem das "Mentiras e Mistérios" sobre a morte de Delmiro Golveia

SERVIÇO
Lançamento do Livro
"Quem Matou Delmiro Gouveia?"
Pesquisador e escritor Gilmar Teixeira
Dia 23 de setembro em Crato-Ce

15 comentários:

Edvaldo A. Feitosa disse...

Assim como outros pesquisadores, desvendando mistérios, Gilmar Teixeira, tenta elucidar através de sua obra literária, a grande trama que foi o assassinato, daquele, que iluminou o Nordeste!!! DELMIRO GOUVEIA. Parabéns pelo lançamento desta edição.

Gilmar Teixeira disse...

Caro amigo Severo meus agradecimentos pela gentileza da divulgação do nosso livro,pode ter certeza que a confiança depositada no meu trabalho será recompensada pela palestra que farei aí,será do mais alto nível e esclarecedora,tenha certeza que a mesma ficará registrada nos anais das grandes palestras já proferidas no cariricangaço,isso será a forma de agradecer o carinho e o respeito de todos que organizam o cariricangaço em relação a minha pessoa e minha família que sempre é recebida de braços abertos neste evento,abraços a todos que fazem o cariricangaço acontecer,Gilmar Teixeira.

Aderbal Nogueira disse...

Grande Gilmar, parabens pela obra. Aderbal Nogueira

Juliana Ischiara disse...

Amigo Gilmar, parabéns pelo trabalho, tenho certeza tratar-se de uma excelente obra.

Juliana Ischiara

Julio Cesar disse...

Grande Gilmar

Voce não imagina minha ansiedade em ler seu livro.
Desde Paulo Afonso, quando do Seminário dos 100 anos de Maria Bonita, minha curiosidade só faz aumentar.
Um grande abraço e muito sucesso.

Iridan Santana Souza disse...

Parabéns! Essa obra é um presente a sociedade brasileira, que esclarece a verdadeira história do grande empreendedor Delmiro Gouveia.
Que seja esse lançamento um grande sucesso, pelo seu excelente trabalho.

Telisvaldo Grangeiro Teles disse...

Gilmar Teixeira parabéns pelo seu livro que vem nos engrandecer por uma interrogação sobre a morte de Delmiro Gouveia o nosso Barão de Maua do sertão nordestino.Como pode se ver a corrupção está na raiz da nossa sociedade há anos...onde a inveja,a trama do poder,dinheiro ...pode tudo!!!!até a lei se dobra diante o poder do dinheiro!!!!Essa é a raiz da nossa sociedade.

Ailson Cruz Gouveia disse...

Gilmar
Gostaria de saber se haverá o lançamento do livro aqui em Recife. Gostaria de adquirir um exemplar auttografado é claro.

José Ailson Cruz Gouveia

Ricardo Dreia Ramos de Menezes disse...

Gilmar.
Parabens pelo seu livro sobre Delmiro Gouveia.
Apenas não me agrada o culto a Lampião. O culto ao cançaceiro, e ao cançaço em geral, é um grande equívoco de uma grande parcela dos nordestinos. Não devemos nos espelhar em bandidos, mas sim nos grandes exemplos de nordestinos: Delmiro Gouveia, João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz, Capiba, Luiz Gonzaga, e tantos outros. Parabens pelo seu site.

Aldo Vasconcelos disse...

O jornalista e escritoe Hildebrando Menezes, filho de Aureliano em seu livro "Delmiro Vida e obra" assegura que foram Roseo Morais e Jose Inacio de Pia juntamente com Antonio Felix que mataram Delmiro. Muitos dos atos estão baseados no relatos de amigos de Delmiro. Inclusive a prisão de Felix foi efetuado por Angelo LIma da Gia, famoso coiteiro de Lampião, uma vez que os outros não sabia quem era o mesmo pois só foi apresentado na noite do crime.José Inacio e Róseo teria sido recrutado por José Rodrigues, inimigo de Delmiro devido a disputas de terra. Já Antonio foi por José Gomes de Sá, de Jatobá, como este. Se a baronesa estivesse envolvida não seria surpresa, uma vez que naquelas terras era assim que se resolvia.Sobre o Antonio Felix, foi descrito como uma espécie de cangaceiro do rio fundo, uma localidade onde hoje fica exatamente a usina de Itaparica,Jatobá, Pernambuco.
Para este historiador, os motivos amorosos e a morte encomenada pela trust estrangeira foram boatas e nada mais.

Anônimo disse...

Onde encontro o livro? Gostaria de ler, pois me interessa muito história do NE. Delmiro foi um visionário, muto além do seu tempo.

Ricardo F. Banholzer disse...

Alguém pode dizer onde adquirir o livro? Me interesso por tudo que é história do NE, ainda mais quando dados novos aparecem sobre fatos como a morte de Dalmiro, um homem além do seu tempo.

CARIRI CANGAÇO disse...

Caro Ricardo entre em contato direto com o autor:

email - gilmar.ts@hotmail.com

face: CoronelDelmiroGouveia

Abraços,

ManoelSevero

Ricardo F. Banholzer disse...

Obrigado, vou enviar mensagem.

Anônimo disse...

Onde encontro esse livro online? Preciso saber imediatamente.