O Amor no Cangaço, uma breve ilusão Por:Jairo Luiz

Cacau, Manoel Severo e Jairo Luiz, em manhã de Cariri Cangaço

Durante estes muitos anos que venho acompanhando de perto a saga de homens e mulheres que enveredaram para o Cangaço ,sejam como cangaceiros, volantes ou coiteiros, cheguei a ouvir muitos relatos que me impressionaram; no entanto alguns marcaram para sempre e continuaram assim por toda minha vida. Dentre os relatos que mais deixaram-me  "curioso" foi o das mulheres que participaram do Cangaço e em especial os que tive oportunidade de ouvir de duas mulheres cangaceiras: Adília e Sila.

Quando perguntadas sobre seus companheiros a resposta praticamente era a mesma para as duas que viveram situações parecidas; o amor não existia e sim a admiração, o respeito e até mesmo a necessidade de sobrevivência. O grande poeta da minha geração, Renato Russo, em um das suas músicas diz: "O amor é bom, não quer o mal /Não sente inveja ou se envaidece/amor é o fogo que arde sem se ver/ É ferida que dói e não se sente/ É um contentamento descontente/ É dor que desatina sem doer." E o que vimos nessas mulheres foi muita mágoa, muito rancor e raiva, no entanto vemos admiração , respeito e medo;  perguntamos então a nós mesmo: Isso é AMOR ? 
Adília em entrevista, disse que havia prometido seguir Canário para onde ele fosse e Sila afirmou que NUNCA havia beijado Zé Sereno e não sentia nada por ele. Talvez, no modo de pensar delas isso seja amor , mas o amor verdadeiro mata, trai, maltrata  e deixa lembranças ruins para o resto da vida ? Creio que não ! As mulheres no Cangaço foram verdadeiras heroínas que souberam como ninguém sofrer, amar e principalmente abdicarem da família, dos amigos e de um futuro simples mas tranquilo.Mas essa renuncia  foi por amor ? Ou simplesmente por conveniência ou por medo ? Não podemos afirmar que todos casais do Cangaço não sentiram amor e não viveram esse amor, mas a história nos mostra que nem sempre o amor em sua forma plena esteve presente no Cangaço, portanto o amor no Cangaço pode ter acontecido mas precedido de muito rancor e mágoa e isso não é AMOR. 


Jairo Luiz Oliveira, turismólogo
Idealizador da Rota do Cangaço Xingó
Conselheiro Cariri Cangaço

5 comentários:

Anônimo disse...

Nesse assunto tão complicado de amor, eu só posso afirmar uma coisa: O único amor verdadeiro e eterno é o amor de um torcedor pelo seu time de futebol. Nunca vi um torcedor trocar de time, mas estou cansado de ver homens e mulheres trocando de casamento. Aderbal colocou os cangaceirólogos para andar sobre um campo minado.
Mas eu vou perguntar uma coisa para a turma que entende das coisas do coração: Lampião quando aceitou, ou conquistou a companhia de Da. Maria para andar ao seu lado na vida cangaceira deveria estar gostando, pelo menos um pouquinho, da companhia da cabocla de Sta. Brígida. Não é mesmo? Qual seria o outro motivo para dividir a torda com a morena?

C Eduardo

Yuri Luna disse...

Conheço a Rota do Cangaço de Xingó, um passeio sem igual e que vamos guardar para sempre. Fomos muito bem recebidos e fomos conduzidos no catamarã "Volante" que tinha o amigo Jairo como anfitrião e que nos levou até Angico. Parabens meu amigo.

YURI

Helio disse...

É, temos uma grande dificuldade de analisar essas coisa, também meu camarada Severo, colocar esse pessoal todo nessa saia justa ! kkkkkk. Senhor Jairo, ainda não tive o privilégio de conhecer a Rota do cangaço, espero um dia ser convidado por nosso embaixador Severo para acompanhá-los pelas terras alagoanas.

saudações

Professor Mario Helio

José Cícero disse...

Poxa, achar que Maria Déia(Bonita) não amor Lampião isso seria uma ilação das mais inseguras. Há muitas formas de amor e de amar, posto ser este um sentimento dos mais subjetivos que há muito movem os seres humanos pela história afora. E no cangaço não foi diferente. O diabo é que muitas das causas e razões que levaram homens e mulheres a optarem pela vida cangaceira quer seja, o ódio, o medo, o desejo de sobrevivência e/ou vingança terminram fazendo com que estas pessoas vivessem uma lida de contradições sentimentais. Dentre outras coisas... De sorte que o fenômeno do cangaço, assim como nenhuma luta da história esteve imune a este sentimento superlativo que convencionamos até hoje denominar de Amor.
............
José Cícero
Aurora-CE
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

Anônimo disse...

caro companheiro Jairo, a rota do cangaço de Piranhas até Angico é um sucesso pela perseverança de pessoas como vc e pelo apoio do grande Inacio Damasceno, parabens.

Lincon Nunes Filho
Maceio