William Palha Dias Por:Leandro Cardoso

William Palha Dias

Caro Severo, venho comunicar a toda a comunidade cangaceira o falecimento do Dr. William Palha Dias, aos 96 anos, ocorrido ontem às 18h, em Teresina, Piauí. Dr. William era sócio da SBEC e autor de duas obras sobre o cangaço: Alcorão Rubro (1994) e Papo Amarelo: Drástica Solução (2000), juiz aposentado e membro da Academia Piauiense de Letras.

Alcorão Rubro é um trabalho romanceado, embora baseado em fatos reais, sobre a guerra ocorrida no sul do Piauí, na época da exploração dos maniçobais, com grande aporte de cangaceiros das regiões limítrofes entre Piauí, Bahia e Goiás, havendo, inclusive, a tomada da cidade de Corrente pelos cangaceiros infrenes.

Papo Amarelo; Drástica Solução versa sobre a guerra entre o Coronel Claudionor Augusto Dias (genitor de William Palha Dias) e Ângelo Gomes Lima, o Ângelo da Jia, de Tacaratu (PE). Há ainda, no livro, fatos referentes à passagem de Sinhô Pereira por Caracol, gravados por Dr. William, que os recolhera do próprio genitor, que acompanhou e ciceroneou Sinhô Pereira durante sua passagem pela região.

Aqui rendo minha homenagens a Dr. William Palha Dias, cuja cultura e boas obras ajudam a eternizá-lo, apesar de não suplantar sua ausência.
Grande abraço a todos.

Leandro Cardoso Fernandes 
Médico, pesquisador, escritor
Sócio da SBEC


NOTA GECC- GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DO CEARÁ
O GECC, se une ao sentimento de pesar pelo falecimento do Dr. William Palha Dias, hipotecando nossos pêsames a toda família e amigos.
ÂNGELO OSMIRO
PRESIDENTE

2 comentários:

Anônimo disse...

Por gentileza, gostaria de um e-mail de contato com o Sr. Leandro Cardoso Fernandes. É de grande importância.
Att.
Patricia

Unknown disse...

Como posso adquirir esses dois livros? Gostaria muito