O Lampião de Jô Fernandes Por:Manoel Severo


Quem conhece o trabalho, a dedicação, o esmero e acima de tudo a alma deste paranaense sertanejo chamado Jô Fernandes; artista plástico de um talento incomum; não se surpreende ao visitar sua mais nova exposição "O Cangaço, sua Influência e Estética" que acontece na galeria BenficArte, no shopping Benfica, aqui em Fortaleza, e fica aberta à visitação até o dia 26 de junho.

Tive o privilégio de conhecer o amigo Jô Fernandes ainda em 1999, quando juntos enfrentávamos os desafios de uma gestão inovadora em nosso querido Maranguape; já naquela época via um paranaense apaixonado pelas coisas do nordeste e do sertão, muitas vezes traduzidas em suas linhas e nas cores de sua arte.

Desta vez sua coleção navega através desse universo mágico do cangaço, usando todos os elementos tão presentes nas mais diversas dimensões do fenômeno e suas repercussões e interferências estéticas. Ao todo são 16 quadros em tinta acrílica sobre tela, onde predominam as cores fortes, como forte é o sentimento sertanejo.

 Jô Fernandes e seu "Lampião"
 
Segundo o grande Jô Fernandes : "A intenção foi representar além de elementos como os trajes e utensílios dos dia a dia, o legado deixado pelos personagens do cangaço, como a influência no cinema, na literatura, na música, nas tradições e no imaginário popular" e continua,
"não faço apologia à violência, o que me encanta nos cangaceiros é a liberdade que tinham, que era também a causa pela qual lutavam".

Quem está em Fortaleza e ainda não visitou a Exposição  "O Cangaço, sua Influência e Estética" de Jô Fernandes, tem até o dia 26 de junho para conhecer esse belo trabalho que está em cartaz na Galeria BenficArte, no Shopping Benfica, Av. Carapinima, 2200 em Fortaleza. 

Manoel Severo

Um comentário:

JoFernandes disse...

Honrado, Manoel Severo, em habitar terras estrangeiras que me adotaram com carinho e muita história, e que traduzo nos desenhos que faço. Honrado em ser seu amigo e ter convivido num período de trabalho tão interessante. Honrado em transmitir algo para sua sensibilidade.