Azulão, Zabelê, Canjica e Maria Dórea... Por:Rubens Antonio

Rubens Antônio


Um dos combates memoráveis do Cangaço é o da Lagoa do Lino. Nele, um subgrupo do bando de Lampião, composto por 4 cangaceiros e 3 cangaceiras liderados por Azulão, que assolara as regiões de Mairi, Várzea do Poço, Miguel Calmon, Várzea da Roça, Serrolândia e Jacobina, entre setembro e outubro de 1934, foi duramente atingido por uma volante.


Está referenciado este combate na postagem:



Como consequência, quatro cangaceiros sucumbiram... Azulão, Zabelê, Canjica e Maria Dórea.Mortos e decapitados, tiveram suas cabeças conduzidas a Salvador. Sua foto mais conhecida é apresentada abaixo.

 Cabeças de, da esquerda para a direita, Zabelê, Maria, Azulão e Canjica.

O pesquisador Orlins Santana nos oferece um material extremamente raro relacionado a este embate. São duas fotos. Uma é outra foto das cabeças dos cangaceiros Azulão e Maria Dórea (abaixo).


Esta outra foto mostra as cabeças dos quatro cangaceiros mortos, Zabelê, Canjica, Maria Dórea e Azulão (abaixo).


Ambas foram tomadas provavelmente quando da chegada das cabeças a Salvador, exibindo já processo de necrose avançada. Que estes ecos daquele terror... melhor sirvam ao entendimento das suas e nossas sombras... e tragam, ao menos, rasgos de luz ao presente e ao futuro.

Fonte: www.cangaconabahia.blogspot.com
Professor Rubens Antônio

5 comentários:

IVANILDO SILVEIRA disse...

PARABENIZO O PESQUISADOR, DR. RUBENS ANTONIO PELAS INFORMAÇÕES E IMAGENS INÉDITAS POSTADAS NESTE ARTIGO....MUITO BOAS..!!

O DR. RUBENS VEM SE DESTACANDO, NOS ÚLTIMOS ANOS, COMO UM EXCELENTE ESTUDIOSO DO CANGAÇO, SOBRETUDO NO ESTADO DA BAHIA, ALÉM DE LUTAR PELA PRESERVAÇÃO DOS FATOS, TRAZENDO-OS Á PÚBLICO....VALEU AMIGO ..!!

Abraço
IVANILDO ALVES SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Membro do Conselho CARIRI-CANGAÇO
Natal/RN

Anônimo disse...

Parabens ao pesquisador Professor Rubens.

Mariana Sampaio
Salvador

Unknown disse...

Muito bom. Informações que até então eu desconhecia. Parabéns

Unknown disse...

Muito bom. Informações que até então eu desconhecia. Parabéns

Unknown disse...

Parabéns. Ótima reportagem, trouxe informações que até então eu desconhecia.