Natimorto Literário... Por:Antonio Sobrinho


Autor Archimedes Marques e Manoel Severo

Acabo de ler o livro "Lampião Contra o Mata Sete", e confesso, embora eu já considerasse o autor Archimedes Marques um bom escritor, que estou impressionado com a sua capacidade de, em frases e períodos tão longos, mas com clareza e objetividade, num linguajar até certo ponto jornalístico, sem perder de vista a técnica investigativa, fazendo disso, talvez, o maior "inquérito" de sua vida; formular argumentos tão lógicos, utilizando-se, inclusive, de forma constante, da ironia para dizer com humor das suas críticas e censuras aos ditos de Pedro Morais e, principalmente, para impor a este a obrigação de provar as suas acusações, ironia esta que também lhe serve para desvalorizar mais ainda o texto deste senhor. Trata-se de obra equilibrada, parecendo até que foi feita num só instante. Ao mesmo tempo, o novel escritor Archimedes Marques, inteligentemente, dividiu o ônus desta contestação com as principais vozes da historiografia do cangaço, sem falar do cuidado de não atingir moralmente a pessoa de Pedro Morais. 

Realmente, mesmo considerando a sua vasta experiência como delegado de polícia, a sua paixão pela cultura nordestina, notadamente o cangaço, associado a um impulso natural que conduz os homens de bem a insurgir-se contra as injustiças, confesso mais uma vez a minha grande e grata surpresa, até porque o autor construiu tudo isso em tão pouco tempo, visto que "Lampião, o Mata Sete" foi publicado um dia desses.Embora eu não seja um crítico literário, considero o livro LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE uma obra completa no seu propósito de rebater as mal intencionadas acusações de Pedro Morais, e tenho certeza de que os leitores estão se deleitando com tão boas explicações e excelentes raciocínios.

"Lampião Contra o Mata Sete", portanto, não apenas contesta de forma robusta e insofismável as aleivosias infundadas de Pedro Morais, mas condena este autor a viver doravante como um natimorto literário. Além do mais, o que é pior, o sentencia a ter que se explicar e ser criticado o resto da vida.Daqui pra frente, o escritor Archimedes Marques pode considerar-se inscrito nos anais da história do Cangaço, com todos os méritos, não apenas pelo ineditismo da sua obra, mas pela excepcional defesa que fez, em última análise, dessa história cultural nordestina, o que orgulha e enche de honra todos os sergipanos.Minhas efusivas congratulações!

Antonio Corrêa Sobrinho " tonisobrinho@uol.com.br 
(Advogado/escritor, autor do livro "O fim de Virgulino Lampião " O que disseram os Jornais sergipanos"

2 comentários:

IVANILDO SILVEIRA disse...

PARABENIZO O DR.Antonio Corrêa Sobrinho PELO BELÍSSIMO ARTIGO, ACIMA TRANSCRITO, BEM COMO, O DR. ARCHIMEDES MARQUES PELA FEITURA DA OBRA " LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE "..

O LIVRO DO DR. PEDRO MORAIS (Lampião, o mata sete ), MATOU (as esperanças) DE TODOS AQUELES QUE DESEJAM APRENDER OS FATOS LAMPIÔNICOS, DE MODO SÉRIO, E, SEM RADICALISMO...

O CITADO LIVRO, ENTROU NO DESCRÉDITO DOS ESTUDIOSOS DO TEMA, OU SEJA, COMO ESPECIFICA O TEXTO, LOGO ACIMA, É UM NATIMORTO....

Abraço
IVANILDO SILVEIRA
Colecionador do cangaço
Natal/RN

Anônimo disse...

Sempre que leio o livro do Doutor Archimedes, fico mais e mais entendendo o quão fraco foi o livro por ele contestado, pois o livro LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE, nos traz todos os esclarecimentos que necessitamos para o assunto.
Grato,
Antonio José de Oliveira - Serrinha-Ba