Considerações sobre o Mata Sete Por:Romero Cardoso

Buscar a verdade, elucidando os fatos como realmente aconteceram, deve permear as práticas de todo escritor. A história em seu julgamento inexorável não trata com condescendência àqueles que lançam aberrações contra personagens e fatos. Recebi livro de autoria do distinto historiador Dr. Archimedes Marques, por título “Lampião contra o mata sete”,  o qual li de forma interessada e bastante compenetrado, em razão da estima que tenho pelo tema.

Trata-se de importante contribuição à elucidação de complexa detratação contra a figura de Lampião e outros cangaceiros do bando, efetivada pelo magistrado aposentado Dr. Pedro Moraes em livro por título “Lampião, o mata sete”. Chamou a atenção a perspicácia do Dr. Archimedes Marques em fomentar através de impecável pes quisa acontestação às inverdades difundidas em livro, as quais vão de acusação de homossexualismo a adultério no cangaço comandado por Lampião.



Kydelmir Dantas, Múcio Procópio, Manoel Severo, Romero Cardoso e Antonio Vilela

Dr. Archimedes Marques mostra as contradições contidas no livro do magistrado sergipano através de reflexões e ponderações bastante seguras, asseveradas em consultas conscientes em obras e artigos que enfocaram o cangaço em diversos momentos. A imparcialidade deve mover a roda da história, pois a produção do conhecimento deve ser norteada através de compromisso efetivo com as bases da luta em prol da veracidade dos fatos e não enfatizada em proselitismo alicerçado em interesses diversos, os quais não poupam da mácula àqueles que não mais podem se defender de acusações pesadas sobre suas condutas quando vivos.

Tomando para si a responsabilidade de colocar nos eixos o que estava sendo invertido, Dr. Archimedes Marques torna-se defensor de um mito das caatingas do semiárido brasileiro, pois não obstante o comportamento violento, vale ressaltar os refrães de um clássico da cultura popular que enfatizou a figura de Virgulino Ferreira conforme segue: “Era brabo, era malvado, o Virgulino Lampião, mas era por que negar, nas fibras do coração o mais perfeito retrato das caatingas do sertão”.

José Romero Araújo Cardoso, geógrafo, professor-adjunto da UERN.   

NOTA CARIRI CANGAÇO: Para adquirir a Obra do confrade Archimedes Marques, entrar em contato através do email do autor:
archimedes-marques@bol.com.br

Nenhum comentário: