Bienal da UNE homenageia Gonzaga


Com o tema “A volta da Asa Branca”, Bienal dos estudantes reunirá dez mil jovens de todo o Brasil entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2013 nas cidades de Recife e Olinda; aulas-espetáculo, grandes shows, debates, mostras estudantis e convidadas, ciência, tecnologia, esporte e “culturata” fazem parte da programação. 

“Adeus Rosinha, não chore não viu, que eu voltarei, meu coração”, disse o retirante, ao deixar a terra ardendo e a mulher amada. Seu trágico destino, representando os milhões de nordestinos pobres que precisaram um dia debandar do sertão junto com a Asa Branca, foi imortalizado pelo pernambucano Luiz Gonzaga, nos versos e no toque do fole de uma das mais importantes canções brasileiras de todos os tempos.

O começo dessa história é triste, mas Rosinha, que é mulher forte, de fé inquebrantável, nordestina e brasileira, nunca deixou de acreditar. Depois de muito tempo, a Asa Branca está voltando…A Bienal da UNE, maior festival estudantil da América Latina, também está voltando para o nordeste. A oitava edição do encontro retorna a Pernambuco, onde já foi realizado há 10 anos, regressando para as cidades de Recife e Olinda entre os próximos dias 22 e 26 de janeiro de 2013. A Bienal traz uma homenagem ao centenário do rei Gonzagão e o tema “A Volta da Asa Branca”.  São esperados cerca de dez mil jovens de todo o país e também do exterior. 


Gonzaga volta à sua terra, cem anos após seu nascimento, para festejar com a juventude. Em uma maratona de grandes shows, debates, exposições, mostras de cinema, teatro, literatura, ciência, tecnologia, esporte e extensão, a Bienal irá celebrar o novo nordeste que se aproxima no horizonte, neste início de século 21. E, por meio da cultura e das vivências estudantis, desenhar uma nova região muito mais fértil e promissora, um lugar cada vez mais possível para o contra-êxodo da Asa Branca e para um recomeço do Brasil. 

Luiz Gonzaga é o principal nome da oitava Bienal. Além dele, serão homenageados Gonzaguinha (mostra de música), Ariano Suassuna (mostra de artes cênicas), João Cabral de Melo Neto (mostra de literatura), J. Borges (mostra de artes visuais), Gilberto Freyre (mostra de ciência e tecnologia), Josué de Castro (mostra de projetos de extensão) e o conjunto da cena pernambucana (mostra de audiovisual).

Fonte: www.une.org.br

Antônio Amaury Correa de Araujo


 AMIGOS CANGACEIRÓLOGOS:
comunicamos que o grande pesquisador e conhecedor do Cangaço, ANTONIO AMAURY, estará em OLINDA, NO FESTIVAL DA UNE, 
na Praça do Carmo, no horário das 16 às 18 h. 
DIA 23, QUARTA-FEIRA.

 COMPAREÇAM!!!!!
Rosa Bezerra

Um comentário:

Antonio Correia Lima disse...

Olá amigos do Cariri Cangaço, parabéns pelo trabalho, e a partir de agora Cariri Cangaço passa a ser um dos meus blogs favoritos