A Maravilhosa prosa de Vicente Landim de Macedo Por:Manoel Severo

Manoel Severo, Pedro Luis e Vicente Macedo

O Cariri é rico em tradição e história; cada pedaço desse chão encerra um conjunto imensurável de cultura e conhecimento próprio daqueles que se eternizam para sempre. Homens e mulheres, filhos desta terra, com suor, amor e dedicação ajudam a construir o futuro deste vale abençoado por Padre Cícero.

Dentre esses filhos ilustre do Cariri existem aqueles que dignificam ainda mais sua existência na maneira como cuidam e zelam pela memória de seu lugar. Assim é Vicente Landim de Macedo, filho de Aurora, neto de Marica do Tipi; pesquisador, escritor e um profundo apaixonado por suas raízes e por sua terra. Atualmente radicado em Brasília o autor de “Marica do Tipi um brava sertaneja” e concluindo mais uma obra: “Tipi, de arbusto a Distrito”, Vicente nos encanta a todos quando começa a falar de sua Aurora e da história de seu Tipi.

Na tarde do último dia 22, tivemos a oportunidade de compartilhar com o confrade Vicente alguns desses momentos marcantes da história rica de Aurora e de sua ascendência. “Não conheci Vó Marica, mas cresci e por toda minha vida escutei muito sobre sua vida e sua história, foi quando decidi escrever um livro sobre ela e daí, me dediquei fundo na pesquisa” lembra Vicente. Marica Macedo, ou Marica do Tipi é uma dessas personagens históricas marcantes de todo o Cariri; ao lado de Dona Fideralina, se notabilizaram com verdadeira matriarcas, líderes de clãs emblemáticos como os Macedo de Aurora e os Augusto em Lavras da Mangabeira.

Vicente Landim de Macedo e o Cariri Cangaço


Vicente Landim Macedo navega pelos labirintos da memória com uma naturalidade impressionante, são nomes, lugares, datas, acontecimentos que vão se tecendo e se encontrando num papo inigualável e cheio de curiosidades. Ao encontro estiveram presentes o Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo, Pedro Barbosa e Pedro Luis, Conselheiro do Cariri Cangaço e Aconteceu na residência de outro filho de Aurora, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo.

“Aurora, terra de nossos confrades e amigos, José Cícero e Adailton Macedo, agora marca presença no Cariri Cangaço com mais um ilustre filho: Vicente Landim de Macedo", confirma Manoel Severo.

Vicente Landim Macedo, escritor, pesquisador, Pres. de Honra da AFA-Brasília,  é mais uma presença confirmada no Cariri Cangaço 2013 e Aurora mais um grande anfitrião do evento em 2013, ao lado de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Barro, Porteira, e mais recentemente Lavras da Mangabeira. Cariri Cangaço, de 17 a 22 de Setembro de 2013 com avant premier confirmada para maio em Lavras da Mangabeira.

Cariri Cangaço

2 comentários:

José Cícero disse...

Dr. Vicente Landim - aurorense de boa cepa- além de um bom prosador(de mão cheia)é, igualmente, um grande entusiasta da história aurorense. E que ainda, diga-se de passagem, representa um 'pedaço' importante da história viva, pulsante e palpitante relativa à célebre aurorense: Marica Macedo do Tipi. Nossas sinceras saudações salgadianas...
Prof. José Cícero
Secretário de Cultura e Turismo
Aurora - Ceará.
-----------------
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com

ESCRIVÃO JOAQUIM FURTADO disse...

Admirador, que sou, de todos os escritos que historizam Lavras da Mangabeira e circunvizinhança (mormente ao Sul - o Cariri), talvez pela leitura das obras de Joaryvar Macedo, PRESENTEARAM-ME (em São Luís-MA, em 2008) com o primeiro livro de Vicente Landim de Macedo, que devorei rapidamente.
De linguagem acessível, simples, a descrição de toda a parentela da brava MARICA DO TIPI (que não arrefeceu ânimo nem mesmo diante do cadáver do próprio filho), Vicente Landim de Macedo manteve-me ocupado por mais de um dia inteiro.
Mas se a Aurora da sua família, eu a conheci somente em Dezembro de 2012, no lançamento de obra histórica de outro conterrâneo seu, eu já "conhecia" pelas narrativas de meu pai lavrense.