JC ladeado pelos irmãos penitentes: Seu Chico e Geraldo Caboclo
Tendo em vistas a realização de mais um Seminário Cariri Cangaço edição 2013 o secretário de cultura e turismo de Aurora professor José Cícero, juntamente com assessor da pasta João Silva visitaram na manhã do último sábado(24) alguns do locais históricos de Aurora que serão visitados em setembro pela comitiva de pesquisadores do CC, oriundos de várias parte do país, inclusive do exterior a exemplo do pesquisador francês Jack de Witte e um historiador Uruguaio.
Este ano o evento abordará a palpitante história da famosa Marica Macedo do Tipi, cuja palestra ficará a cargo do seu neto residente em Brasília - Dr. Vicente Landim de Macedo, autor do livro 'Marica Macedo - a brava serteneja de Aurora. Na noite do evento, ocorrerá também o lançamento de mais uma obra de Landim, desta festa abordando a formação daquele distrito.
Ruinas do velho Engenho e da Casa de Marica macedo no Tipi
"A intenção é realizarmos um mapeamento destes lugares, incluindo os contatos com os moradores, além da escolha do melhor itinerário levando-se em conta as condições de acesso, o valor histórico do lugar, bem como a menor distância para o cumprimento fiel do horário contido na programação", disse o secretário José Cìcero.
Os lugares escolhidos para a visitação técnica desta edição do Cariri Cangaço foram o sítio Mel nos arredores do distrito de Tipi onde ainda existe o casarão e o antigo engenho que no passado pertenceram ao clã de Marica Macedo. Como também o local dos escombros da antiga residência da matriarca no antigo sítio Sabonete. Ainda, um pouco mais à frente, a famosa fazenda Ipueiras, pertencente ao coronel Isaías Arruda e Zé Cardoso, palco da trama para invasão de Mossoró, além da traição e cerco ao rei do cangaço com todo seu bando ocorrido em julho de 1927.
Fazenda Ipueiras, visita certa do Cariri Cangaço 2013 em Aurora
No roteiro também está incluído o casarão da cultura(sede) com exposição de fotos antigas da cidade e a estação ferroviária onde ocorreu o célebre atentado/assassinato do coronel Isaías Arruda em agosto 1928.
A equipe da Seult visitou também a residência do Sr. Geraldo Caboclo, decurião do grupos dos penitentes no sítio Salgadinho e Cobra, cujo mesmo fará apresentação durante o evento, dia 20 de setembro na cidade. Os representantes da Secult-Aurora visitaram ainda o nonagenário Elias Menezes do Tipi e o filho do Sr. Davi Silva( antigo guia de Lampião) na Malhada Vermelha que, inclusive, guarda consigo uma relíquia - um punhal original dado de presente ao pai pelo rei do cangaço durante a sua passagem pelo lugar.
Então que Venha o Cariri cangaço 2013 !!!
José Cícero - Conselheiro Cariri Cangaço
Pesquisador e escritor,
Secretário de Cultura de Aurora
Nenhum comentário:
Postar um comentário