Tendo o Mar por Testemunha ! Por:Manoel Severo

Corisco, o "Diabo Louro"

É inegável que o fenômeno do cangaço trouxe muito sofrimento para todos os atores envolvidos deste "sertão de meu Deus". Por mais de 20 anos, sete dos nove estados nordestinos se viram aflitos a partir do julgo deste que foi um dos mais famosos cangaceiros de todos os tempos: Virgulino Ferreira, Lampião. Jovens; homens e mulheres se entregaram a uma vida de dor e amargura, aventura e ilusão. Para muitos os anos não apagaram da memória a marca fincada forte no coração.

Economista Sílvio Bulhões, filho de Corisco e Dadá.

Alguns que conhecem o distinto economista, radicado em Maceió de nome Sílvio Bulhões, jamais poderia imaginar que o mesmo é um desses personagens que traz em sua alma a marca forte do cangaço nordestino. Sílvio Bulhões é filho do "segundo casal" do cangaço: Corisco e Dadá. Para aqueles que estudam o cangaço e acompanharam de perto toda a história de vida daquela pequena criança que desde nascido foi entregue ao padre Bulhões para ter uma chance de vida, reconhece no Doutor Sílvio Bulhões um homem de bem, uma figura ímpar e que sem nenhuma força agrada a todos os que privam de sua companhia e proximidade.

 Sílvio Bulhões tendo o Mar de Pajuçara como testemunho do último tributo a seu pai: Corisco.

Nesta última semana tive o privilégio de conversar longamente com doutor Sílvio Bulhões, por telefone foi possível sentir do estimado amigo toda lucidez e sentimento sincero sobre o papel histórico de seus pais e aí a emoção tomou conta da conversa quando Dr. Sílvio Bulhões comentou sobre a última homenagem a Cristino Gomes da Silva Cleto: Corisco.

No dia 26 de maio do ano passado, 2013;  Silvio Bulhões,  fez tributo à memoria de seu pai, Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, lançando suas cinzas ao mar de Pajuçara - AL, que registramos e postamos em fotografias a partir da gentileza do confrade Geziel Moura.

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço

Nenhum comentário: