Água Branca recebe o Cariri Cangaço Por:Manoel Severo


Água Branca sem dúvidas é uma das mais aconchegantes cidades de nossa Alagoas,  sua tradição e memória podem ser testemunhadas pelo imenso e espetacular patrimônio arquitetônico, testemunhas vivas, embora mudas de um passado cheio de história e cultura. Água Branca está localizada na micro-região do Sertão Alagoano, sua altitude de 550 metros acima do nível do mar nos permite "enxergar" de um belíssimo mirante, boa parte das divisas com Pernambuco e Bahia.

Ali, a Caravana Cariri Cangaço foi recebida pelo historiador, pesquisador e escritor Edvaldo Feitosa, grande confrade e amigo, que a cada passo nos presenteava com um pouco da história de sua bela cidade. O nome Água Branca tem origem pelo conjunto de fontes naturais existentes na região; inicialmente fora Mata Pequena, depois Matinha de Água Branca, e atualmente Água Branca.

Jadilson Ferraz, Manoel Severo e o famoso Casarão da Baronesa de Água Branca
 
Manoel Severo, Edvaldo Feitosa e Jadílson Ferraz em Água Branca
 

Os primeiros a chegar e a desbravar essas terras foram Vieira Sandes, oriundos de Itiúba, pequeno povoado próximo a Porto Real do Colégio, em Alagoas, atraídos pelas riquezas da região e fertilidade de seu solo. Em 1770 foi construída a capelinha bem no meio "do nada", que até hoje se mantém viva. 

Edvaldo Feitosa, recentemente lançou sua obra "Água Branca, História e Memória" onde nos traz toda a história da bela cidade. Até o século XVII, o território de Água Branca pertencia a Paulo Afonso, que era província de Alagoas e era conhecida pela denominação de Mata Grande. À sesmaria de Paulo Afonso conhecida por Mata Grande, pertencia também o território do município de Piranhas, e hoje os atuais municípios de Delmiro Gouveia, Olho D'água do Casado e Pariconha. 

Em 24 de abril de 1875, o povoado foi emancipado e instituído a Vila de Água Branca. Por divergências políticas, a Várzea do Pico, onde se realizava as grandes feiras de gado, foi chamada Vila do Capiá e em 1893 passou a ser sede da vila de Água Branca. Em 1º de junho de 1895 a sede passou definitivamente à Vila de Água Branca. Somente em 02 de junho de 1919, através da Lei nº 805, a vila passa a categoria de cidade de Água Branca.

 Capela construída ainda no século XVI
 O fabuloso casário, patrimônio arquitetônico de Água Branca
 

Água Branca foi cenário do primeiro ato Rei do Cangaço, Virgulino Ferreira; aqui, em 1922, Lampião, recém "nomeado" líder do bando de Sinhô Pereira ataca Água Branca e assalta o casarão da Baronesa Joana Vieira, viúva do Barão de Água Branca. Água Branca, também vem a ser o berço de um dos mais destacados cangaceiros da história: Cristino Gomes da Silva Cleto, Corisco - O Diabo Louro ; quando ainda se chamava "Matinha de Água Branca" ,ainda povoado de Mata Grande. 

 Do espetacular Mirante de Água Branca se vislumbra boa parte dos territórios de Paulo Afonso, Delmiro Gouveia, Mata Grande...
Das Virgens, Edvaldo Feitosa, Manoel Severo, Heldemar Garcia, Ingrid Rebouças e Jadilson Ferraz
Edvaldo Feitosa, Felipe Falcão, Manoel Severo e Reinaldo Falcão

Água Branca sem dúvidas é roteiro obrigatório de todos aqueles que pesquisam não só a temática do cangaço, mas as coisas do sertão. Sua tradição e história fazem parte do manancial de riquezas, tão próprias de toda a região. Água Branca recebeu a visita  da Caravana Cariri Cangaço no último mês de Julho de 2014. 

Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço

Um comentário:

Edvaldo A. Feitosa. disse...

Caro Manoel Severo!
O quanto somos gratos ao confrade pela visita e pelas informações ora postadas. A História de Água Branca precisava tomar esta dimensão,e graças a família Cariri Cangaço, através de sua pessoa estamos tendo esta felicidade. Esperamos contar mais vezes com o amigo. Sejam todos bem vindos.
Cordialmente,
Edvaldo A. Feitosa.
Água Branca- Alagoas.