Café com Dona Fideralina: Cariri Cangaço Lavras da Mangabeira 2014

A Bela Matriz de Lavras da Mangabeira

O tempo bom; com um clima atípico para uma manha de setembro em pleno sertão do cariri, com um brisa teimosa a nos acalentar acabou sendo o pano de fundo perfeito para um café da manhã histórico que nos fez retornar no tempo, à época do "império do bacamarte" em plena Lavras da Mangabeira do início do século passado.

Dentro da programação do Cariri Cangaço Lavras da Mangabeira 2014 a manha deste segundo dia, 13 de setembro, reservou uma surpresa para todos os participantes, a partir do convite para que fossemos tomar café com ninguém menos que Dona Fideralina; a lendária mandatária do mais famoso clã familiar do interior cearense: Os Augustos de Lavras da Mangabeira.

Casa de Fideralina, no centro de Lavras da Mangabeira
Archimedes Marques, Emerson Monteiro, Manoel Severo, Cristina Couto, Jorge Emicles e Reclus De Plá 
Os detalhes cheios de história na casa de Dona Fideralina
Manoel Severo e Tomaz Cisne

Na verdade toda a Caravana Cariri Cangaço foi convidada para participar do café da manhã na famosa residência dos Augustos, de dona Fideralina, no centro de Lavras; cenário e palco das mais importante decisões e episódios que marcaram a história do Ceará por décadas. Dali, de seus salões e recantos eram definidos com pulso de ferro por dona Fideralina os destinos de boa parte da politica destes lado do Ceará e além... muito além.


Professor Pereira, Louro Teles e Archimedes Marques
 Wescley Rodrigues, Reclus de Plá, Guerhansberger Tayllor e Iris Mendes
Louro Teles

Ao café da manhã servido na emblemática casa de Dona Fideralina, bem no centro de Lavras da Mangabeira, estiveram presentes o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, a Secretária de Cultura Cristina Couto, os pesquisadores Archimedes e Elane Marques, Professor Pereira e Fátima Cruz, Wescley Rodrigues, Lourival Teles, Iris Mendes, Gerhansberger Tayllor, Arlindo Moreira, Malvinier Macedo, Ester Esmeraldo, Emerson Monteiro, Jorge Emicles, Aristides Camargo, Tomaz Cisne, Reclus De Plá, dentre outros intelectuais, escritores e personalidades da vida cultural do cariri cearense.


 Elane Marques e Wescley Rodrigues
 Archimedes Marques e Manoel Severo
 Malvinier Macedo e Ester Esmeraldo
Reclus de Plá, Manoel Severo, Emerson Monteiro e Professor Pereira

A cada instante e a cada detalhe; fosse nas imagens atemporais de membros da família espalhadas por entre as paredes, ou na mobília e artefatos da época, podíamos vislumbrar a grandeza e a pompa do lugar, dali foram tramadas as principais estratégias para a manutenção do poder do clã Augusto, dali foi montada a resistência contra Quinco Vasques e dali foi definido o apoio decisivo dos Augustos ao movimento da Sedição de Juazeiro em 1911. Pura história. Parabéns Cristina Couto, parabéns Lavras da Mangabeira.


Manoel Severo
Curador do Cariri Cangaço
Cariri Cangaço Lavras da Mangabeira 2014

Nenhum comentário: