Circuito Sergipe de Curadoria Por:Raul Meneleu


É com grande satisfação que informo aos amigos da imensa Família Cariri Cangaço de todo o Brasil, que neste sábado, 3 de setembro iniciei a capacitação para a função de Curador, programa ofertado pela Rede Nacional Funarte Artes Visuais e Instituto Banese/Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, no seu Circuito Sergipe de Curadoria. As aulas e palestras, serão desenvolvidas em um evento de 40 horas, oito horas por sábados, e findará em 08 de outubro, com a entrega de Certificados, conferindo a participação do Capacitando em tal evento de especialização de tamanha magnitude no Estado, ofertado a Curadores de Museus, Bibliotecários, Professores, e amantes da arte que apresentassem curriculum (meu caso) que depois de avaliado pela Comissão do Evento, poderia participar do Circuito.

Conforme conversamos e aceito pelo nobre amigo Manoel Severo, usei o nome famoso do Instituto Cariri Cangaço e seu nome fantasia Cariri Cangaço, juntamente com indicativo de meus artigos em meu blog, de meus mais de 80 pequenos documentários em meu canal no Youtube, dois livros de minha autoria, um lançado em meio eletrônico e outro editado em coletânea com outros autores, e me foi exigido que apusesse trabalhos efetuados na vida profissional, onde indiquei o gerenciamento de diversos trabalhos meus efetuados na Petrobras, tais como a formação do Departamento de Planejamento e Manutenção do Polo Atalaia em Aracaju, com suas plataformas marítimas e unidade de gás; Paradas de Manutenção gerenciando entre 12 mil e 5 mil tarefas a serem executadas por profissionais técnicos tanto em áreas terrestres quanto marítimas.

Raul Meneleu, toma posse como Conselheiro do Cariri Cangaço

Mas acho que o maior peso, evidentemente, foi o de fazer uso desse nome de peso que é o nosso CARIRI CANGAÇO e ter sido indicado e escolhido pelos confrades, Conselheiro dessa nobre instituição.

Bastante concorrido o Circuito Sergipe de Curadoria, iniciou sua primeira aula, com a nobre Dra. Cristiana Tejo, curadora independente, doutoranda em Sociologia (UFPE) e co-fundadora do Espaço Fonte – Centro de Investigação em Arte. co-curadora do 32º Panorama da Arte Brasileira do MAM – SP (2011), Diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (2007- 2008), curadora de Artes Plásticas da Fundação Joaquim Nabuco (2002-2006), curadora do Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2005-2006), curadora visitante da Torre Malakoff (2003 –2006) curadora da Sala Especial de Paulo Bruscky na X Bienal de Havana (Cuba, 2009). Participou de diversas comissões de seleção e de premiação, entre elas: Solo Projects – Focus Latin America (ARCO, Madri, 2013), Rumos Artes Visuais da Argentina (como júri internacional, em Buenos Aires, Argentina, 2011), Salão de Goiás, Salão Arte Pará e do Programa BNB Cultural, entre outras. Publicou Paulo Bruscky – Arte em todos os sentidos (2009) e Panorama do Pensamento Emergente (2011).
Na sequência teremos a nobre Dra. Ligia Nobre, arquiteta, pesquisadora, curadora e agenciadora de projetos e espaços culturais; Possui graduação em Artes Plásticas pela UFBA (2004), especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade São Bento (2007), Mestrado em Artes Visuais (2009) do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - UFBA, na linha História da Arte Brasileira e é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFBA, na linha de Conservação, Restauração e Gestão dos Bens Patrimoniais. Integrante do Grupo de Pesquisa "Matéria, conceito e memória em poéticas visuais contemporâneas."
Ivanildo Silveira, Aderbal Nogueira, Manoel Severo e Raul Meneleu
E com curriculum tão majestosos e brilhantes quanto às duas nobres professoras, teremos na sequência do evento, Dra. Mônica Hoff, artista, educadora e pesquisadora, com grau duplo em Artes Visuais e Artes Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS, onde atualmente realiza um mestrado em História da Arte, Teoria e Crítica. E finalizando, teremos um dos pioneiros da arte multimídia no Brasil, o vídeo artista Eder Santos, que é reconhecido mundialmente por desenvolver projetos híbridos que mesclam artes visuais, cinema, teatro, vídeo e novas mídias. Mineiro, nascido em Belo Horizonte. Possui obras que integram os acervos permanentes do MoMA, em Nova York (EUA), e do Centre Georges Pompidou, em Paris (França), dois dos maiores museus de arte contemporânea no mundo.

O objetivo é aprimorar o conhecimento e a prática do trabalho em curadoria de exposições a partir do entendimento da produção e da visão crítica sobre a arte contemporânea, considerando seus aspectos conceituais, expográficos e educativos. Será a partir da troca de experiências com conceituados profissionais da área oriundos de diversos estados do Brasil que os participantes terão a oportunidade de conhecer e entender o amplo panorama da curadoria na atualidade, ampliando o universo de referências para a produção artística local, Mas como sabes a curadoria hoje envolve diversos campos. Será um aprendizado maravilhoso.

Quero então agradecer mais uma vez ao amigo Manoel Severo e a todos do Cariri Cangaço, e que por certo, essa confraria de renome contará assim como já conta, com meus parcos préstimos. Forte abraço e fiquem com Deus. 

Raul Meneleu Mascarenhas,
Pesquisador, escritor, Aracaju SE
Conselheiro Cariri Cangaço

Nenhum comentário: