Aboio Poesia Improviso Cantoria ...Origens Por:João Monteiro Neto


Há muito tempo que me indagava acerca das origens de várias das manifestações culturais do Sertão nordestino, sem respostas. A cultura popular continua viva mas era silente quanto a muitas de suas origens. O caboclo orgulhoso não sabia responder-me a questão e a literatura era escassa e incompleta. Faltava o principal, o DNA e os registros de nascimento de muitas delas. Após ler Os Sertões de Euclides da Cunha, ainda mais aguçada ficou a vontade de saber e me pus na estrada por longos e saborosos 40 anos de pesquisas pela África, Europa, Ásia e semiárido brasileiro. O livro está finalizado depois de muito caminhar pelo Ocidente e Oriente, numa ida e vinda prazerosa, em parceria com o uniforme impulso de um pêndulo de relógio à busca do conhecimento.

A contribuição hindu à formação do canto do aboio, repente, improviso, poesia e cantoria, foi grandiosa e repassada oralmente às gerações, encontrando-se documentada há 5244 anos. O permanente contato do judaísmo, cristianismo e islamismo com o hinduísmo é do conhecimento da ciência. São culturas fortes que aglutinadas ou isoladas, em momentos específicos da história, expandiram-se pelo mundo através da Ásia Menor, atravessando a Turquia. Bizâncio (depois denominada Constantinopla e Istambul), era a capital do Império Romano do Oriente e interligava a Ásia e a Europa, passagem obrigatória para todas essas informações culturais, devido ao permanente intercâmbio comercial entre Oriente e Ocidente. A região era centro de excelência, produtora de conhecimentos diversos. Cultura, pensamento, usos e costumes como instrução e religião, transitavam por essa metrópole multicultural com efervescência.

João Monteiro Neto ao lado de cantadores

Há milhares de anos pastoreava-se na Índia ao som de flautas do Deus Krisnha. A bagagem do conhecimento hindu é suporte e destaque no início da formação de várias de nossas vivências, usos e costumes. A arte do improviso, da poesia e cantoria, como da memorização de versos já era praticada nas escolas, templos, mosteiros e residências hindus em tempos imemoriais e transmitidas oralmente às crianças. O elemento português foi quem transportou esse valioso patrimônio cultural para o Brasil.

Dia 20 de Julho de 2017, quinta-feira, as 20 horas, Grande Lançamento de "Aboio Poesia Improviso Cantoria...Origens" dentro da noite de abertura do Cariri Cangaço Exu. Sem dúvidas podemos conferir essa obra, na noite de autógrafos a se realizar. Uma importante lacuna de nossas tradições que agora se supre, antes então vazia.

João Monteiro Neto
Pesquisador e Escritor
Recife-PE
Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br


Nenhum comentário: