Para Sempre Exu ! Por:Manoel Severo

Prefeito Raimundinho Saraiva, Alvenir Peixoto, Manoel Severo e Eliana Galdino

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço esteve neste último final de semana realizando uma última visita de trabalho antes do grande Cariri Cangaço Exu; entre os dias 20 e 23 de Julho de 2017. “Estamos mais uma vez em Exu, agora para checarmos os últimos detalhes; tanto de nossa Programação, que será intensa e muito rica, do tamanho da força e tradições de Exu e Serrita; como também definir os últimos detalhes relacionados à infraestrutura para o evento. Sem duvidas teremos um Cariri Cangaço Exu realmente especial” confirma Severo.

A visita envolveu principalmente os meios de hospedagens quando o Cariri Cangaço esteve nas principais pousadas da cidade que estarão recebendo os convidados de todo o Brasil. “O pessoal chega aqui e fica espantado porque todas as Pousadas estão lotadas com o pessoal que reservou para o Cariri Cangaço” confessa Milena Iria da ONG Parque Aza Branca que está com suas duas pousadas atendendo ao evento, que acontecerá simultaneamente com os festejos da espetacular Missa do Vaqueiro de Serrita,uma promoção da Fundação Padre João Câncio.

Francisca, Cleide, Manoel Severo, Milena, Praxedes, Lucimar e 
Evandro: Equipe Museu do Gonzagão recebe Cariri Cangaço.

“O que percebemos é que nunca houve um momento como este, ou seja, vamos ter entre os dias 20 a 23 de julho uma confluência de pesquisadores jamais vista; serão os apaixonados por cangaço, os apaixonados pela mística do vaqueiro, os apaixonados pela força de Bárbara de Alencar e o mais importante, os apaixonados pelo grande Rei do Baião, tudo isso em sua terra natal, daí o grande interesse que cerca o evento, nossa responsabilidade é muito grande” completa Manoel Severo.

 Alvanir Peixoto, Manoel Severo e sanfoneiro De Jesus
Manoel Severo e Eliana Galdino

Em um dos momentos mais importante da agenda em Exu, Manoel Severo foi recebido pelo casal de pesquisadores Givaldo Peixoto e Thereza Oldam de Alencar; ícones da memória de Exu; em sua residência no centro da cidade. Ali ao lado de Eliana Galdino, Alvenir Peixoto e familiares, o grupo recepcionou o prefeito municipal  de Exu, Raimundinho Saraiva. Na oportunidade o prefeito Raimundinho Saraiva e Manoel Severo alinharam os principais pontos da programação que terá como ponto alto a inauguração da estátua do Rei do Baião Luiz Gonzaga ao lado do parque Aza Branca.

Para o Prefeito Raimundinho Saraiva: “É uma honra para Exu receber mais uma vez o senhor Manoel Severo e ainda mais o Cariri Cangaço, esse evento conhecido e reconhecido em todo o Brasil, Exu estará de coração aberto para receber a todos e sem dúvidas faremos tudo o que  estiver a nosso alcance para o grande evento em julho, tendo a frente nosso secretário Rodrigo Honorato e toda a equipe da prefeitura”.

 Prefeito Raimundinho Saraiva, Manoel Severo e Thereza Oldam de Alencar
 Prefeito Raimundinho Saraiva, Givaldo Peixoto, Manoel Severo e Thereza Oldam 
 Givaldo Peixoto, Prefeito Raimundinho Saraiva, Alvenir Peixto e Manoel Severo

A pesquisadora e escritora Tereza Oldam revela: “Hoje foi um dia muito especial para nós, receber aqui em casa o Cariri Cangaço e Dr Severo com Alvenir, estamos todos muito felizes”. Tereza Oldam e Givaldo Peixoto estarão entre os conferencistas do evento no próximo mês de Julho. Para a gestora cultural e educadora Alvenir Peixoto: “Vivemos um momento mais que especial para Exu, o Cariri Cangaço vem só confirmar isso e toda a cidade está ansiosa pela chegada do dia 20, vamos sim fazer uma grande festa em Exu”.

Thereza Oldam de Alencar e o autografo para o curador do Cariri Cangaço
 Sob as bençãos do Barão de Exu...
Givaldo Peixoto passa a Manoel Severo cópia de registro da prisão de Dona Bárbara
Givaldo Peixoto, Raimundinho Saraiva, Manoel Severo e Thereza Oldam de Alencar

Manoel Severo ainda dentro do conjunto de visitas esteve em reunião com Joquinha Gonzaga, sobrinho e herdeiro do Rei do Baião. “Como era o único da família que tocava sanfona era mais que natural com o tempo eu acabar acompanhando tio Gonzaga e fiquei ao lado dele por 13 anos, até ele adoecer, foram anos de aprendizados maravilhosos e muitas histórias para contar”. Joquinha Gonzaga protagonizará um dos momentos mais preciosos do Cariri Cangaço Exu; estará ao lado de seu irmão “Piloto” em uma das mesas do evento falar de Luiz Gonzaga, quer dizer; do "Tio Gonzaga".

Joquinha e Sara Gonzaga recebem Manoel Severo em Exu

"Joquinha e Piloto chegam para fechar com chave de ouro esta verdadeira plêiade de gonzaguianos ilustres: Wilson Seraine, Reginaldo Silva, Paulo Vanderlei, José Nobre, Rafael Lima, Kydelmir Dantas, Múcio Procópio, Urbano Silva, Juliana Pereira, sem falar dos pequenos Pedro Feitosa e a linda Cecília do Acordeon, enfim... Teremos uma festa inesquecível a altura do Mestre Lua Gonzaga". 

Dona Salete, Pedro Lucas Feitosa, Manoel Severo e seu Antonio Feitosa em Dom Quintino
Antônio Feitosa e Manoel Severo
Manoel Severo e a pequena Isabela, a "pequena musa do museu"

No retorno de Exu, Manoel Severo, esteve mais uma vez visitando o Museu de Luiz Gonzaga de Dom Quintino na zona rural do Crato, comandado pelo pequeno Pedro Lucas Feitosa e sua família. "Aqui todo mundo faz um pouco, toma conta do museu e explica as coisas aos visitantes, meu vô, minha vó, todo o pessoal" confessa Pedro Lucas. Pedrinho, seus avós; Salete e Antonio Feitosa, estarão participando do esperado Cariri Cangaço Exu 2017 nesta que será uma das maiores festas da verdadeira alma nordestina.

Cariri Cangaço
Exu, Pernambuco 17 de Junho de 2017

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia amigo MANOEL SEVERO.
Alvíssaras! Que o povo de Exu nos espere pois a Família Cariri Cangaço se fará presente e animada, que nem sempre, nas terras do Gonzagão.
Abração e nos encontraremos lá, com fé em Deus.
E viva Exu! Viva o Cariri Cangaço!! Viva O Rei do Baião!!!
Kydelmir Dantas
Nova Floresta-PB