O Império dos Rifles no Cariri Cangaço Fortaleza 2018 Por:Bibi Saraiva


Considerado pelo jornal New York Times dos Estados Unidos como a mais longa, sangrenta e famosa luta familiar da América do Sul, a “síndrome de Exu”, “hecatombe de Exu” ou simplesmente “Guerra de Exu”, protagonizada pelas famílias Alencar, Sampaio e Saraiva e seus agregados, surgiu durante as primeiras lutas nativistas no interior do Nordeste em um duelo travado pelo general Sampaio, governador das Armas do Ceará e Bárbara Pereira de Alencar, cognominada heroína da Revolução Pernambucana de 1817. 

Esse histórico pugilato, se estendeu até meados da década de 80, ganhando notoriedade no meio do jornalismo policial mundial, graças à intervenção de Luiz Gonzaga, o mais famoso sanfoneiro do Nordeste, natural de Exu. Embora seja o 5º livro publicado sobre essa contenda, “Império dos Rifles”, de autoria do escritor Francisco Robério Saraiva Fontes (Bibi), lançado pela Editora Multifocos, do Rio de Janeiro é sem dúvida o mais detalhado, se aproximando nitidamente do que ocorreu no vasto território violento de Exu e fora dele. 

Bibi Saraiva, Manoel Severo e Nemesio Barbosa  em Exu

O primeiro livro sobre a “guerra de Exu” é de autoria Dr. Abdias Pires de Almeida, a época juiz de Direito da comarca de Exu e foi publicado em 1951. Aí vieram os seguintes: Almir Arnaldo de Alencar, em 1988; Ronildo Maia Leite em 1997, vencedor do Prêmio Esso de jornalismo e por fim, “Guerra de Exu” do jornalista paulistano Jorge Palermo. O livro “Império dos Rifles” já comercializado pela Editora Multifocos. O "Império dos Rifles"uma obra prima do pesquisador e escritor Bibi Saraiva já com a segunda edição revisada e ampliada "no forno" terá lugar de destaque em nosso Cariri Cangaço Fortaleza 2018, com apresentação da obra e palestra de Bibi Saraiva. 

Vem aí...
O Império dos Rifles no
Cariri Cangaço Fortaleza
26 a 29 de Abril de 2018


Nenhum comentário: