Que Venha o Cariri Cangaço Poço Redondo 2018 Por:Rangel Alves da Costa



Não se fala noutra coisa em Poço Redondo e até no sertão sergipano inteiro: Cariri Cangaço Poço Redondo 2018, de 14 a 17 de junho. Contudo, muitas dúvidas ainda persistem perante grande parte da população. Muitos imaginam ser apenas uma festa de shows, outros pensam serem eventos que serão realizados no Memorial Alcino Alves Costa, e ainda outros idealizam como um misto de shows e visitas a locais históricos, principalmente com relação à Estrada Histórica Antônio Conselheiro (Estrada de Curralinho).

Antes de relatar o que será o evento, como será e o que nele estará envolvido, necessário que se afirme um pouco sobre o que é o Cariri Cangaço enquanto seminário permanente de estudo da história, da cultura, dos movimentos sociais e religiosos e das tradições nordestinas. Logo se depreende que o Cariri Cangaço não é apenas um evento de shows nem de palestras ou de visitações a locais históricos, mas isso tudo.
 

O Cariri Cangaço é um evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico que reúne os mais destacados pesquisadores e historiadores das temáticas cangaço, coronelismo, misticismo, messianismo e correlatos ao sertão e ao Nordeste do Brasil, configurando-se como o maior e mais respeitado evento do gênero no país. Reúne, a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais, do universo da pesquisa e do estudo das temáticas propostas. E se materializa através de palestras, debates, visitas técnicas, apresentação de documentários, exposições de arte, lançamentos e feiras literárias.

Isso mesmo, o Cariri Cangaço é uma grande festa da cultura e da história, da religiosidade e das tradições de um povo, contextualizando a cada realização não só o estudo e aprofundamento do tema proposto (no caso de Poço Redondo, “Celebrando o Chão Sagrado de Alcino”) como o desenvolvimento de atividades interligadas à temática principal. Daí que para Celebrar o Chão Sagrado de Alcino implica em conhecer aspectos históricos e culturais de Poço Redondo e do sertão, suas manifestações artísticas, suas tradicionalidades, seus pontos de referência histórica, principalmente no que diz respeito ao cangaço, pois este um dos temas principais da obra de Alcino.

 Visita do Cariri Cangaço ao Memorial Alcino Alves Costa
 Cariri Cangaço visita Curralinho ao lado do prefeito Junior Chagas

Desse modo, Celebrar o Chão Sagrado de Alcino é festejar o sertão como um todo, pois em Alcino toda a amplitude da terra sertaneja com suas facetas e façanhas desde os tempos mais antigos. E não se pode celebrar o sertão de Alcino sem conhecer locais históricos da saga cangaceira, da passagem de missionários, dos primórdios do desbravamento da região. Não se pode celebrar a terra sertaneja sem conhecer a cultura de seu povo, seus dotes artísticos, suas raízes culturais, suas manifestações festivas tradicionais. Não se pode conhecer o sertão sagrado de Alcino sem que se conheça a grandiosidade de Poço Redondo.

Então, como será celebrado o chão sagrado de Alcino? Durante quatro dias, de 14 a 17 de junho, trilhando uma programação que está sendo elaborada para que cada evento espelhe a real identidade sertaneja. Para uma ideia do que está sendo programado, nenhum show artístico terá outro som senão o da raiz nordestina e sertaneja. No pífano, na sanfona, no xaxado, no rodar do pastoril, no samba de coco, tudo se revelará no mais autêntico contexto do mundo amado, vivenciado e difundido por Alcino.

 Manoel Severo e Rangel Alves da Costa: Alcino Patrono do Cariri Cangaço

Durante quatro dias, desde a abertura na noite do dia 14 de junho, na Praça de Eventos de Poço Redondo, até o seu final na manhã do dia 17 (data de nascimento de Alcino, que estaria comemorando 78 anos), com a missa celebrada pelo Padre Mário defronte ao Memorial Alcino Alves Costa, tudo será uma festa só: festa do conhecimento, do saber, da participação popular, da comemoração festiva e dançante. Festa da história, da cultura, da tradição. 

Uma festa que percorrerá a Estrada de Curralinho - a mesma estrada no passado aberta por Antônio Conselheiro e seus fiéis - e a cada passo fincará para a posteridade, através de marcos alusivos, os feitos históricos ali presentes, como o local da morte de Canário e as Cruzes dos Soldados. E mais adiante as visitas aos locais históricos da povoação ribeirinha, bem como palestras defronte a Igreja de Nossa Senhora da Conceição (construída com a participação dos fiéis do Conselheiro) e nas beiradas do Velho Chico.

Caravana Cariri Cangaço em Curralinho

Também visita e palestras na Fazenda Maranduba, local da segunda maior refrega entre cangaceiros e volantes, com apresentação de teatro e muito mais. Considerando a importância da participação do coronelismo baiano no sertão sergipano, também uma visita a Pedro Alexandre (antiga Serra Negra) e a inserção ao mundo do Coronel João Maria de Carvalho, seu irmão Liberato de Carvalho, bem como de Zé Rufino, o implacável caçador de cangaceiros. Na cidade de Poço Redondo, inaugurações importantes na Avenida Alcino Alves Costa e na Praça Lampião, dentre outras.

Mas haverá muitos mais (e muitas e belas surpresas). Durante os quatro dias, mais de duzentos pesquisadores, escritores, estudiosos e turistas tomarão as ruas e as estradas de Poço Redondo. Durante quatro dias uma infinidade de pessoas estrão presentes nas palestras, nos debates, nos locais de visitação, nos lançamentos literários, nos shows. Todos os dias haverá festança na Praça de Eventos. E todos os dias Poço Redondo se transformará numa festa só. AVANTE, POÇO REDONDO!

Rangel Alves da Costa, pesquisador, escritor, poeta
Conselheiro Cariri Cangaço
Poço Redondo, Sergipe

Nenhum comentário: