"Mulheres da Terra" Exibe a Historia de Dona Zefa na Serra da Guia

Dona Zéfa da Guia

O documentário "Mulheres da Terra" é o resultado de um projeto idealizado pela então estudante de obstetrícia Mayara Boarreto e foi exibido na noite de ontem, dia 16, na comunidade Quilombola da Serra da Guia. Há 8 anos, Mayara busca por parteiras tradicionais no Brasil, o que acabou se tornando uma jornada de aprendizados e encontros pelo mundo. Hoje, Mayara Boarreto é aprendiz de parteira tradicional e formada em obstetrícia pela Universidade de São Paulo.

O documentário Mulheres da Terra é o resultado de um projeto que busca dar visibilidade para as histórias de mulheres que desenvolvem papéis sociais importantes em suas comunidades. Muitos são seus nomes, elas são parteiras, benzedeiras, raizeiras, xamãs e líderes sociais. Histórias de mulheres da terra aparecem no documentário, como: Suely Carvalho, professora e parteira tradicional; Maria d'Ajuda, parteira e pajé indígena; Mamãe Zezé, parteira e líder comunitária; e Zefa da Guia, parteira, benzedeira e líder quilombola.

Conselheiros Cariri Cangaço, Rangel Alves da Costa e Manoel Belarmino
Mayara Boarreto

Os quilombolas da Serra da Guia se aglomeraram na frente da tela, ou melhor, na frente da parede caiada da igreja da comunidade que serviu de tela para a exibição do documentário Mulheres da Terra. Homens, mulheres, meninos e meninas, quilombolas, de olhos arregalados para ver as imagens da comunidade Serra da Guia e as histórias de Dona Zefa da Guia e das outras mulheres da terra. O pátio da capelinha da Nossa Senhora da Guia transformou-se, na noite de ontem, num cinema a céu aberto. Eu , Rose Sousa, Rangel Alves da Costa, Binho do Mercadinho e Ricardo, estivemos presentes para prestigiar Dona Zefa da Guia, Sandro, o povo da comunidade e a equipe do documentário Mulheres da Terra coordenada pela parteira obstetrícia Mayara Boarreto.

Por ocasião de nossa grande Edição do Cariri Cangaço Poço Redondo em 14 de junho de 2018, o Conselho Alcino Alves Costa concedeu solenemente Diplomas de Honra ao Mérito a várias "personalidades de destaque da vida sertaneja". Na noite de abertura do Cariri Cangaço, dona Zefa da Guia recebeu seu diploma das mãos do 
Conselheiro Cariri Cangaço Ivanildo Silveira. 





Manoel Belarmino, pesquisador e escritor
Conselheiro Cariri Cangaço - Poço Redondo, SE



Quilombo Serra da Guia...
O Quilombo Serra da Guia está localizado no município de Poço Redondo, na região chamada Sertão do São Francisco, no estado de Sergipe. Cerca de 200 famílias ocupam historicamente um território localizado entre o povoado de Santa Rosa do Ermínio, em Poço Redondo, Sergipe, e o município de Pedro Alexandre, na Bahia. A Serra da Guia, que dá nome à comunidade, faz parte do complexo da Serra Negra, cadeia de morros situada na divisa entre os estados de Sergipe e Bahia. O direito sobre o seu território de 9.013,18 hectares foi validado por decreto de desapropriação publicado em 22 de novembro de 2012. Quem é do Quilombo Serra da Guia reconhece que seu nome faz referência ao passado de resistência à escravidão. A Serra é chamada “da Guia” porque foi usada pelos escravizados como marcação de uma rota de fuga. “Da Guia” também serve para identificar o grupo, adjetivando os nomes dos moradores ou daqueles originários do Quilombo, como no caso de D. Zefa da Guia. As atividades cotidianas são divididas entre dois espaços do território: o Alto e o Pé da Serra da Guia. Na Serra estão localizados as fontes de água, as áreas agrícolas e o cemitério da comunidade. No Alto da Serra também são realizadas as festas mais importantes, em homenagem à Santa Cruz e a N. Sra. da Imaculada Conceição: “A novena é a tradição dos escravos aqui”, diz D. Zefa. “Também fazem um samba de coco. Samba de roda.” O povoamento colonial da região do Sertão do São Francisco começou no século 17, quando as primeiras sesmarias foram distribuídas na margem direita do Rio São Francisco. A Freguesia de São Pedro do Porto da Folha, região onde Poço Redondo está situado, surgiu no século 18 e seus limites chegaram a abranger a maior parte do Sertão do São Francisco.

Fonte: Coleção Terras de Quilombo
Sergipe

Nenhum comentário: