A Arte e o Talento de Frederico Jayme no Cariri Cangaço Personalidade


"Arte é a expressão de um ideal estético; ou seja, de um ideal de beleza; através de uma atividade criadora. É uma manifestação humana universal existente em todas as culturas e que produz coisas reconhecidas como belas pela sociedade. Uma obra de arte transmite uma ideia, um sentimento, uma crença ou uma emoção." Iniciamos nosso artigo com essa reflexão sobre o conceito do que venha a ser arte, porque o Cariri Cangaço Personalidade desta segunda-feira traz um dos mais destacados expoentes da Arte Culinária do Brasil: Chef Frederico Jayme.

"Comida boa é qualquer comida feita com amor e energia boa" ressalta o Chef Frederico Jayme...

Frederico Jayme Personalidade Cariri Cangaço desta segunda, nasceu na cidade de Rio Verde, no estado de Goiás, onde viveu sua infância para mudar-se com sua família para o estado do Tocantins, dali mudando mais uma vez, desta feita para a cidade que escolheu como sua: Fortaleza; chegando a capital cearense aos 14 anos de idade.

De tradicional familia gastronômica pois os pais sempre foram ligados a arte de encantar olhares e estômagos, Frederico Jayme desde pequeno foi muito conectado ao universo gastronômico por uma questão cultural e comercial, justamente por este ser o negócio dos seus pais. Dessa forma ainda bem jovem aos 19 anos assumiu o desafio de aprimorar a arte que herdou de seus antepassados: partiu para uma formação como chef em Londres, onde chegou a trabalhar com limpeza para bancar os estudos quando ainda nem mesmo dominava o idioma inglês.

Chef Frederico Jayme

Depois de três anos de escola técnica na Hammersmith College; passaporte para o bacharelado na universidade de West London e após experiências preciosas em vários restaurantes renomados com estrelas do guia Michelin além de estágios em restaurantes de fama mundial, como; o Noma, na Dinamarca, e o The Fat Duck, no interior da Inglaterra e experiências em viagens por mais de 40 países, "sempre deixando a gastronomia guiar", com o tempo passado no Reino Unido permitiu adquirir a dupla cidadania (Brasileira e Britânica).  Retornando à terra da luz, Fortaleza, dedica seu talento para encantar a todos os paladares, com uma experiência ousada e inovadora: 

Um restaurante Online, com uma proposta de um Menu Degustação; semanal; onde traz variados sabores combinados entre si, servidos com ordem, fazendo com que a junção de sabores possam impactar no resultado final, os pratos são enumerados e devem ser consumidos conforme a indicação.

“Eu quis criar um serviço de um restaurante em casa, onde os clientes poderiam se sentir mais próximo a um restaurante físico, mas no conforto de sua casa. Eu percebi que as pessoa precisavam de algo a mais do que uma entrega de comida, elas precisam ter um cuidado maior com um serviço especial”, afirma o Chef Frederico Jayme. O Chef além de viajar por mais de 40 países atrás de experiências gastronômicas, sabores e conversar com pessoas reais, que sempre foi sua paixão, ele também fez vários cursos de culinária local ao redor do mundo, em países que incluem: Peru, Índia, Singapura, Tailândia, Japão, Vietnã, Líbano, Síria, México, entre outros; experiências essas, hoje presentes em seu empreendimento gastronômico na capital do Ceará.

Para nos contar sua história, suas experiências e tudo o que os apaixonados pela arte culinária podem esperar, Manoel Severo; curador do Cariri Cangaço; recebe nesta segunda, dia 02 de agosto de 2021, o Chef Frederico Jayme, para um bate papo AO VIVO, na plataforma Instagram, a partir das 20 horas. 

Segue lá: @cariricangaço

Nenhum comentário: