Seu Luiz de Cazuza e a Emblemática Fazenda São Miguel em Serra Talhada

Manoel Severo na casa de seu Luiz de Cazuza

A região do Pajeú pernambucano é verdadeiramente um seleiro de memórias imorredouras da época do cangaço; não poderia ser diferente, os mais destacados personagens desta saga sertaneja nasceram por essas bandas e cá; Antônio Silvino, Sinhô Pereira e Virgulino Ferreira da Silva, com certeza esses três ja bastam... Serra Talhada, a antiga Vila Bela, guarda em seu território histórias que pontuaram os destinos de todo o sertão, e assim são as vizinhas fazendas: Passagem das Pedras, Pedreira e São Miguel; ali nasceu seu Luiz de Cazuza.

Luiz Alves de Barros, seu Luiz de Cazuza

Seu Luiz de Cazuza , ou Luiz Alves de Barros, patriarca da fazenda São Miguel. Nascido em 1910 no epicentro das origens do cangaço, ainda menino acostumou a encontros furtivos com os vizinhos beligerantes : o rei do cangaço Virgulino nasceu na Passagem das Pedras e seu primeiro inimigo, Zé Saturnino nasceu na Pedreira ; agora adivinhem quem morava exatamente entre os dois ; seu Luiz de Cazuza . Temos o privilégio de entrar na casa grande e conhecer de perto as memórias que nos trazem seu Luiz de Cazuza.

A casa grande da fazenda São Miguel, ou como os descendentes falam: a casa de vô Luiz e vó Teresa, fica bem na entrada , dali se avista o clube de São Miguel, a Biblioteca Luiz de Cazuza e as casas dos filhos; Louro, dona Ilma, dona Netinha, dona Marina, dona Suely e seu Paulo, a casa grande permanece como a guardiã de todo aquele território.

Manoel Severo na frente da casa de seu Luiz de Cazuza

Todos os que se acostumaram a passar por ali, tomar um gole de café com um pedaço de bolo de tia Cacilda, ou ver passar o tempo ouvindo os "passarim" de longe e de perto, não esquecem jamais duas coisas: uma o famoso banco de madeira mantido eternamente bem ali na frente do"terreiro" e a outra era uma boa prosa com o patriarca da família, seu Luiz de Cazuza.

Centenário e famoso banco de madeira mantido sempre em frente a casa da fazenda
Ângelo Osmiro e Luiz de Cazuza
Ricardo Sabadia, Luiz de Cazuza e Manoel Severo, fotos dos anos 2008

Euclides falava que o "nordestino é antes de tudo um forte". Quem conheceu Luiz de Cazuza, vai compreender o que essas palavras representam. Exemplo de retidão e ética sertaneja, referência de honradez para todos os que o conheceram , seu Luiz plantou sementes de humildade para colher um jardim de bonanças por toda a vida ao lado de sua esposa, dona Teresa e seus 11 filhos. 

Estive algumas vezes na fazenda São Miguel, desde os idos de 2007 ao lado dos amigos Paulo Gastão, Aderbal Nogueira e Ângelo Osmiro em expedições da SBEC, naquela época , ainda rebuscando o que lhes restava da espetacular memória, seu Luiz nos trazia inúmeras lembranças de seu tempo de menino e rapazola, quando por mais de "14 vezes se deu com Virgulino". Nascido ali mesmo na Fazenda São Miguel; seu Luiz era filho José Gomes de Barros, conhecido por "Cazuza" daí a alcunha Luíz Cazuza; aqui um parêntese; essa preposição, Luiz "de" Cazuza, foi dada pelo amigo Paulo Gastão, pelo menos foi isso que familiares me disseram, pois ali todos conheciam o patriarca apenas como Luiz Cazuza. 

"São tantas lembranças de Vôinho, meu Deus. Mas uma que fica sempre em minha memória era que ele vinha toda manhã quando painho voltava do chiqueiro dos bichos, ele vinha lá pra casa; que é bem pertinho da casa grande do São Miguel; sentava num sofazinho verde que tínhamos na sala e ficava numa prosa sem fim com painho, ate  parece que estou vendo ele com aquela voz mansa e baixinha, e os assuntos? 
Ora ora: histórias do tempo do cangaço, já pensou...."
Tailene Nogueira Barros, neta de Luiz de Cazuza
Manoel Severo e Dogival Alves de Barros, o Dôge e o fole de oito baixos de seu Luiz que Lampião quis levar.

Hoje seu Luiz já não se encontra entre nós, na casa grande mora um de seus filhos, Dogival Alves de Barros ou simplesmente Dôge, e foi Dôge que nos recebeu nesta atual visita e nos mostrou não só a casa, mas o tamanho da memória de seu Luiz que repousa em cada canto e em cada coisa. Um dos momentos marcantes dessa nossa visita foi pegar em minhas mãos o fole de oito baixos que pertencia a seu Luiz e que foi cobiçado pelo rei dos cangaceiros, Lampião.

Luiz Cazuza e dona Terezinha
Luiz Cazuza e João Gomes de Lira
Festa de seus 100 anos: Seu Luiz plantou sementes de humildade para colher um jardim de bonanças por toda a vida ao lado de sua esposa, dona Teresa e seus 11 filhos. 

O álbum de fotografias da família traduzem o grande carinho e amor que todos nutriam pelo velho e centenário patriarca, com destaque justamente para seu aniversário de cem anos comemorado em setembro de 2010, cercado pelos filhos, netos, bisneto, parentes e amigos, muitos amigos. Seu Luiz veio a falecer no dia 28 de março de 2011, deixando um legado de trabalho e dedicação à família tão marcantes como sua forma de viver e receber os amigos. 

Vaja como foi a visita do Cariri Cangaço à Fazenda São Miguel de seu Luiz de Cazuza no Canal do Cariri Cangaço no YouTube, no link abaixo:

Visita a Fazenda São Miguel - Luiz de Cazuza
Canal do Cariri Cangaço no YouTube

Por Manoel Severo Imagens por Tailene Nogueira Barros Em 04/02/2024 - Fazenda São Miguel , Serra Talhada PE

Nenhum comentário: