Um evento que entrou para história Por:Paulo Moura

p Danielle Esmeraldo e PauloMoura

No inicio do ano de 2009 fui apresentado ao confrade Manoel Severo, através do meu grande mestre Paulo Gastão, o idealizador da nossa SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço). Fizemos alguns contatos por email e finalmente nos encontramos em Serra Talhada, no Encontro Nordestino do Xaxado, onde estive para participar de mesa de debates. Lá, fui convidado por Severo para participar da programação, proferindo palestra sobre A Estética e a Arte no Cangaço.

No caminho de ida para o Cariri, minhas expectativas eram das melhores possíveis, pois iria ter a honra de encontrar a nata de pesquisadores do cangaço e temas correlacionados. Alguns dos quais eram então escritores nos quais eu baseei minhas pesquisas para confeccionar o meu ultimo livro Lampião, a Trajetória de Um Rei sem Castelo, lançado ano passado.

Em lá chegando fiquei surpreso com a quantidade (mais de 70) personalidades envolvidas com o tema e o projeto. Passamos momentos maravilhosos andando pelas caatingas da fazenda Piçarra, no Sitio dos penitentes, na fazenda do Padre Cícero, entre outros. Este evento foi uma iniciativa muito feliz do nosso, agora e sempre, amigo Manoel Severo, que juntamente com as prefeituras das cidades parceiras e a URCA nos proporcionou esses momentos impagáveis. Voltando de lá, deixei e levei saudades, aprendizado, conhecimento e um grande sentimento de fraternidade, pois que parecíamos todos irmãos, movidos por uma mesma causa, a pesquisa, a investigação e a manutenção da história e da cultura de nossa terra.

Estamos todos de parabéns, pois cada participante foi uma célula importante que ajudou a abrilhantar o Cariri Cangaço. Esperamos, contando os dias, que logo estejamos mais uma vez juntos no mesmo evento e defendendo as mesmas causas. De lá, trouxemos nos embornais, uma gama valiosa de informação. Na mente, a fotografia das belezas do sertão caririense. O corpo, renovado. No coração, a saudade que teima em não se descolar do nosso peito. Hoje, só temos que agradecer ao grande mentor disso tudo.
Obrigado Severo!

Paulo Moura (Poeta cordelista, escritor e pesquisador do Cangaço)

“Voltar para o Cariri
É aquilo que mais quero
Pois meu peito tem saudades
Daquele povo sincero
Da acolhida tão terna
E da presença fraterna
Do nosso amigo Severo”
(Paulo Moura)
l

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Paulo Moura concordamos plenamente com suas considerações. O cariri cearense e todos que participaram do magnifico evento, sem distinção, podem se orgulhar do feito.

Assis Nascimento
Socio da SBEC

Anônimo disse...

Pessoal do Cariri Cangaço, no ano que vem vcs poderiam ter uma grande apresentação de cordéis sobre o cangaço.

Gino - Barbalha

Anônimo disse...

Paulo Moura sua palestra em Barbalha foi simplesmente perfeita, quem se aproxima da temática sabe que suas colocaçãoe são pertinentes e elucidativas, precisamos ter um DVD do Cariri Cangaço com a íntegra das palestra, vamos fazer um coro para o pessoal do Severo providenciar.

Muito bom Paulo Moura, ainda não tenho seu livro, onde posso encontrá-lo.

Estelinha de Barbalha.