Penitentes: A Magia e o Encanto da Fé


Barbalha, a mais charmosa das cidades anfitriãs do Cariri Cangaço; acabou levando na tarde do dia 24 de setembro os convidados para conhecer um dos mais tradicionais grupos místicos de toda a região. Partindo do centro histórico da cidade até o Terreiro no sítio Cabaceiras, a pouco mais de 5 km, o grupo foi apresentado aos Penitentes de Barbalha, confraria tradicional secular, criada ainda por padre Ibiapina no ano de 1860. O líder do grupo realizou para os presentes o recital de benditos medievais que eram respondidos pelo restante do grupo e em seguida, foi iniciado o terço intercalado por outros benditos.

É tradição na Semana Santa, o grupo se reunir para cumprir a missão de fazer penitência com o objetivo de pagar os pecados. Já não há mais a autoflagelação como antigamente, quando se retalhavam com lâminas de ferro para purgar os pecados; justificam que, conforme orientação da Igreja Católica, não tem mais sentido se martirizar, açoitando o próprio corpo até se esvair em sangue.
As autoflagelações nos cemitérios e nas cruzes de beira de estrada serviam, segundo crença popular, para aplacar a ira divina e aliviar as misérias do povo. A manifestação da fé do grupo dos penitentes tem suas raízes no período medieval, nas práticas das irmandades flagelantes que viveram no sul da Itália nos séculos XI e XII.

A equipe da Prefeitura de Barbalha, tendo a frente o Secretário de Cultura Dorivan Amaro, Goreti e Rodrigo, foram os anfitriões da tarde de visitação.

Ivanildo, Emilson, Ângelo, Valdir Junior e Alcino Costa

A autoflagelação não mais é praticada nos dias de hoje

Historiadora e Pesquisadora de Padre Ibiapina, Diana Lopes

Um comentário:

Anônimo disse...

É incrível como esses homens ainda conseguem permanecer por tanto tempo guardando essa maravilhosa tradição! Não pude ir a visita do Cariri Cangaço, mas a prefeitura esta de parabéns pela iniciativa. Parabens prefeito Zé Leite e Secretário Dorivan, esse sim está surpreendendo a todos. Foi muito boa a noite de palestras em Barbalha.

Luciano Gomes